Correio dos Campos

Empresa do transporte coletivo de Ponta Grossa planeja demitir até 230 funcionários

Viação Campos Gerais afirma que houve redução de passageiros durante a pandemia e que medida é "amarga, mas absolutamente necessária".
18 de novembro de 2020 às 15:59
VCG diz que medida é “amarga, mas absolutamente necessária”. (Foto: Prefeitura de Ponta Grossa)

A Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pelo transporte coletivo de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, está planejando demitir até 230 funcionários por causa da redução de passageiros provocada pela pandemia.

Em agosto, a empresa desligou 70 trabalhadores pelo mesmo motivo. À época o corte atingiu motoristas, cobradores e funcionários dos setores de manutenção dos ônibus e administrativo.

Na terça-feira (17), a VCG iniciou uma mediação com o Ministério Público do Trabalho (MPT), prefeitura e o sindicato que representa a categoria para tratar sobre o tema. A empresa informou ainda que abriu um programa de demissões voluntárias.

Conforme a concessionária, a queda de passageiros foi de cerca de 50%, enquanto a redução da quilometragem rodada pelos ônibus diminuiu 20%.

Por meio de nota, a VCG afirmou que “tem lutado para a manutenção de suas atividades e do emprego de seus colaboradores” e classificou a medida como “amarga, mas absolutamente necessária para salvaguardar o restante dos hoje aproximadamente 1.200 funcionários”.

Prefeitura quer barrar desligamentos

A Prefeitura de Ponta Grossa informou que irá publicar um decreto para barrar as demissões propostas pela VCG.

Segundo a gestão municipal, o documento deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (18), estabelecendo que nenhuma demissão seja feita sem que possa ser avaliada pelo município.

O Sintropas, sindicato que representa os trabalhadores, disse que é contra os desligamentos em massa e que se reunirá com a diretoria da VCG na quinta-feira (19) para discutir o tema.

Fonte: G1