Correio dos Campos

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de outubro

2 de outubro de 2020 às 15:00
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do Calendário Vacinal de crianças e adolescentes de 0 a menores 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) e contra a Poliomielite para as crianças entre 12 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). As vacinações seguem até o dia 30 de outubro, na Sala de Vacinas no Centro Municipal de Saúde.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde da secretaria Municipal de Saúde, Gisele de Paula Machado, a campanha objetiva colocar em dia as vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18), BGC, pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenza, hepatite A e B, rotavírus (diarreia por rotavírus), pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos), meningocócica C (doença meningocócica C), tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e varicela (catapora). ” Todas essas vacinas são para o público de 0 a menores de 15 anos, somente a poliomielite é para crianças entre 12 meses a menores de 5 anos”, reforça a enfermeira.

Ela ainda lembra que para matrículas e rematrículas na rede de ensino, pública e particular, de acordo com a Lei estadual 19.534/2018 é obrigatória a apresentação da Carteira de Vacinação, com o esquema vacinal em dia.

A enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, informa que para evitar aglomerações na Sala de Vacinas é admitida a presença de apenas um responsável pela criança. Ela orienta para a obrigatoriedade do uso de máscara, inclusive para crianças a partir de dois anos e a atenção quanto ao distanciamento na fila.

Os horários para vacinação são das 08h00 até as 11h00, e ás 10h00 serão distribuídos senhas. No período da tarde das 13h00 às 16h00, com distribuição de senhas às 15h00. Gisele comunica ainda, que no dia 17 de outubro, será o Dia D, onde a vacinação acontecerá na UBS Nova Holanda, das 08h00 às 16h30.

“Para vacinação é indispensável a apresentação da Carteira de Vacinas e do Cartão SUS”, lembra a enfermeira Gisele de Paula Machado.