Correio dos Campos

Paraná vai liberar retorno presencial dos anos finais de cursos da área da saúde, diz secretário

22 de setembro de 2020 às 12:01
(Reprodução/Internet)

Alunos dos anos finais de cursos da área da saúde voltarão a ter aulas e atividades presenciais no Paraná nos próximos dias, informou nesta terça-feira (22) o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo o secretário, um decreto liberando a retomada destas atividades será publicado ao longo da semana, até sexta-feira (25). A medida vai valer para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

“Para isso, estas atividades deverão seguir a resolução estadual que determina o distanciamento social e a adoção de medidas de higiene”, afirmou. As aulas presenciais no estado estão suspensas desde março.

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na segunda-feira (21), o Paraná tem 163.762 casos confirmados e 4.103 mortes por Covid-19.

Sem data para retorno das escolas
Nos demais cursos e atividades, incluindo escolas públicas e particulares, o secretário afirmou que a liberação depende da queda do índice de transmissão do vírus no estado.

Na sexta-feira (18), um decreto estadual determinou que a decisão sobre retorno de aulas nas universidades particulares também depende da autorização da Sesa. Segundo Beto Preto, o índice de transmissão no Paraná atualmente é de 0,98, o que quer dizer que cada grupo de 100 pacientes com o vírus infecta outras 98 pessoas.

“Tudo isso será retomado desde que tenhamos segurança sanitária, e ela não se dá com 1 de transmissão. Ela se dá com este índice próximo de 0,5 ou 0,6”, afirmou. O secretário afirmou que não é possível dizer quando o estado vai alcançar estes índices. “É uma batalha diária. Nós registramos nos últimos dias de 10% a 15% diminuição no número de casos e uma leve diminuição no numero de óbitos. Temos que monitorar”, afirmou.

Fonte: G1 Paraná