Correio dos Campos

Com expectativa de atendimento presencial, usuários do INSS formam fila e reclamam após encontrar agências fechadas

14 de setembro de 2020 às 09:31
Usuários do INSS que agendaram entrevista para esta segunda-feira (13) deram de cara com as agências fechadas (Foto: Maurício Freire/RPC)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de Curitiba e de algumas cidades do Paraná como Cascavel e Ponta Grossa, que programaram a reabertura do atendimento presencial para esta segunda-feira (14), não reabriram. Por conta disso, muitos usuários, que tinham feito o agendamento, perderam tempo em filas e reclamaram da decisão.

Em nota, o INSS disse que esta segunda-feira será um dia muito sensível para servidores e segurados. “Permanecemos quase seis meses sem atendimento presencial. Assim, o INSS entendeu que não seria adequado acrescentar mais esse compromisso num dia-chave para a instituição e a população. Sentimos muito por cancelar a entrevista, mas nos colocamos à disposição para reagendá-la para terça (15) ou quarta-feira (16)”, diz trecho da nota.

A Rosângela da Silva é uma das pessoas que ficou indignada com a decisão do INSS. Ela disse que está tentando uma perícia para conseguir um benefício para o filho, que tem necessidades especiais, desde abril do ano passado. “Eles me disseram que eu tenho que ligar em outro momento para tentar agendar essa perícia de hoje. Só que a culpa não foi minha. Não fui eu que perdi o dia da perícia, foram eles que se recusaram a me atender”, desabafou.

Emocionada depois de ficar muito tempo na fila, Rosângela disse ainda que não é fácil sair com uma criança especial de casa. “Não é fácil acordar ele cedo em um momento de tranquilidade dele, não é fácil manter ele aqui sossegado. De abril pra cá, quem vai me sustentar? Quem vai dar um pão para o meu filho? É muito fácil o governo falar que é bonitinho, que existe uma lei para as crianças ou para qualquer outra pessoa aqui. Ninguém aqui está pedindo esmola, não. Todo mundo aqui precisa”, acrescentou.

O INSS suspendeu o atendimento presencial no final de março como medida de enfrentamento da epidemia do coronavírus. A reabertura estava prevista inicialmente para 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, o governo passou para 24 de agosto. No último adiamento, a data para retomada foi estabelecida para esta segunda-feira.

De acordo com o INSS, o atendimento presencial está sendo retomado devido a uma forte demanda relativa a cumprimento de exigências por parte do segurado. Esses pedidos são aqueles em que é verificada a necessidade de outros documentos para concessão do benefício.

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuam sendo feitos remotamente.

Fonte: G1 Paraná