Correio dos Campos

Família da Lapa melhora produtividade e qualidade da produção leiteira

Há um ano, a família participa do Projeto Estadual de Bovinocultura de Leite, desenvolvido pelo IDR-Paraná. O bom desempenho da propriedade já garantiu até mesmo a sucessão familiar.
8 de setembro de 2020 às 14:25
(Foto: Divulgação/AENPR)

Osvaldir Benedito Teixeira conta com a mão de obra da família para manter a produção do seu rebanho leiteiro na comunidade Faxinal dos Pretos, no município da Lapa. Há um ano ele participa do Projeto Estadual de Bovinocultura de Leite, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater). Neste tempo já conseguiu melhorar a qualidade do leite, a produtividade e o lucro com a atividade.

O trabalho na propriedade começou em julho do ano passado, quando o produtor estabeleceu a meta de produzir 250 litros de leite por dia. Para isso, ele passou a seguir as orientações dos extensionistas para fazer a gestão e a dieta dos animais, sem descuidar da qualidade final do leite.

Com o acompanhamento técnico prestado pela médica veterinária Camila Cristina Antunes Negrão de Andrade, do IDR-Paraná, a meta já foi superada. Atualmente o rebanho da família Teixeira produz 260 litros de leite por dia.

GARANTIR A QUALIDADE – Para garantir a qualidade da produção, a família passou a fazer o controle leiteiro zootécnico mensal, serviço oferecido pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) e também participou de palestras e capacitações.

Além disso, os produtores seguiram as orientações de manejo de ordenha e realizaram o tratamento dos animais doentes. “A preocupação da família em entregar um leite de qualidade para o Programa Leite das Crianças e o resultado do esforço estão em seus indicadores de qualidade do leite”, explicou Camila.

Segundo ela, a Contagem de Células Somáticas (CCS) da propriedade que era de 480 (x1000 cél/mL) passou para 160 (x1000 cél/mL). A Contagem Padrão em Placa (CPP) passou de 50 (x1000 UFC/mL) para 8 (x1000 UFC/mL) em 7 meses.

O trabalho não parou por aí, em julho do ano passado, quando a família começou a receber assistência técnica, a propriedade contava com produção média de 160 litros de leite ao dia. Eram dez animais e uma produtividade de 16 litros/animal/dia. Um ano depois, esse indicador passou para 21,9 litros/animal/dia, com um aumento de aproximadamente 6 litros/animal/dia.

O cuidado com o pasto, o balanceamento de dieta de precisão e a gestão da propriedade foram fundamentais para esse resultado. Outro indicador de melhoria na propriedade foi o aumento da Margem Bruta Média que passou de R$ 0,86 por litro produzido, para R$1,02.

Para os produtores, esse é o resultado concreto do gerenciamento de custo da propriedade e melhoria da eficiência leiteira dos animais, sob a orientação, dos extensionistas.

SUCESSÃO – Além de melhorar a produtividade e o lucro da propriedade, a família Teixeira também resolveu outro assunto que poderia ser um problema num futuro próximo, a sucessão familiar. Antes do projeto, a baixa rentabilidade da atividade leiteira indicava que o único filho do casal, Leandro de 15 anos, não permaneceria na propriedade.

Assim como tantos filhos de produtores da região, a tendência era o jovem buscar trabalho na cidade. Após as mudanças e a constatação de que a atividade leiteira é rentável, Leandro já pensa em seguir os passos dos pais e ficar na propriedade.

Para Camila, a dedicação de toda a família e o uso das ferramentas que o Projeto Estadual de Bovinocultura de Leite oferece tornaram possível a realização do sonho da família se manter unida, trabalhando junto e vivendo confortavelmente com o que a pecuária de leite é capaz de oferecer.

Fonte: AEN/PR