Correio dos Campos

Com possibilidade de neve, previsão é de semana de frio com chuvas intensas no Paraná, dizem meteorologistas

Municípios de Palmas e General Carneiro, no sul do estado, tem as maiores probabilidades de registrar neve ao final da semana, segundo Somar
17 de agosto de 2020 às 14:37
Temperaturas devem cair a partir de sexta-feira (21) (Foto: Reprodução)

A semana no Paraná será marcada por chuvas intensas e temperaturas baixas, com possibilidade de neve, segundo meteorologistas.

As chuvas devem atingir todas as regiões do estado, segundo a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) e da Somar Meteorologia, entre terça (18) e quinta-feira (20).

Com a chegada de uma massa de ar polar ao estado, a temperatura deve cair bastante próximo ao final da semana. Na sexta-feira (21), segundo a Somar Meteorologia, existe a possibilidade de neve na região sul do estado, nos municípios de Palmas e General Carneiro.

“Os modelos oscilam muito nessa previsão de neve, então a área pode aumentar ou diminuir, assim como a intensidade do fenômeno”, afirmou o meteorologista da Somar Fábio Luengo.

Segundo a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto, existe a possibilidade do fenômeno em função da tendência de resfriamento aliada à umidade. No entanto, ela reforça que a condição será reavaliada diariamente durante a semana.

A previsão para o final da semana é de temperaturas próximas do 0º C nas regiões de Curitiba, no sul e no oeste do estado.

Crise hídrica

Segundo o meterologista da Somar, o clima do final de agosto no estado, com muita chuva, será diferente dos meses anteriores. “Vai ser completamente diferente do que foi no começo do mês”, afirmou Fabio Luengo.

O estado passa por uma forte estiagem e, por isso, foi estabelecido um esquema de rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região.

A previsão é que o volume de chuva ultrapasse os 50 mm em Curitiba na quarta-feira (19). Em Cascavel, na região oeste, o volume pode chegar a 70 mm de chuva no mesmo dia.

No norte do estado, os meteorologistas alertam para a possibilidade de fortes rajadas de vento aliadas à chuva.

Fonte: G1