Correio dos Campos

Como fazer uma compra segura na hora de adquirir sua casa em Ponta Grossa

Se você está avaliando imóveis à venda e quer fazer um ótimo negócio, esse artigo feito para você
6 de julho de 2020 às 18:22
(Imagem: Pexels)

Segundo uma pesquisa realizada pela URBS RT no Brasil, as pessoas costumam comprar apenas 2 imóveis durante toda a vida, índice que se torna mais alto em relação a outros bens de consumo, como veículos e eletrodomésticos, por exemplo. O número de casas à venda em Ponta Grossa em nosso país não é baixo, mas por se tratar de uma movimentação financeira alta, é preciso estar atento e tomar todos os cuidados possíveis para realizar uma transação segura, na hora de adquirir o seu imóvel. Confira abaixo alguns pontos fundamentais que você precisa saber para realizar uma compra com segurança:

• REGIÃO: Antes de tudo, é preciso definir onde você quer morar, verificar o preço dos imóveis em Ponta Grossa e estabelecer o valor máximo que será destinado a esse investimento. Também é preciso avaliar a proximidade de pontos importantes (comércio, trabalho, etc.).

• TIPO DE IMÓVEL: Como já falamos no início deste artigo, o número de casas à venda, no Brasil, não é baixo, por isso é necessário ter em mente qual é o tipo de imóvel que você pretende comprar: usado, novo – pronto para morar – ou na planta, levando em conta a metragem, as opções de lazer e, acima de tudo, a taxa de condomínio.

• ESCOLHENDO A MELHOR FORMA DE PAGAMENTO: É preciso colocar todos os gastos na ponta do lápis e escolher como será a forma de pagamento, antes de pesquisar a melhor opção entre os imóveis à venda. Pretende utilizar crédito bancário? Recursos do FGTS? Condições de pagamento especiais, oferecidas pela Construtora em questão? Se você possui um montante significativo de capital ou qualquer tipo de bem – terreno, veículo ou imóvel – cujo valor possa ser utilizado para ajudar na parcela de entrada da compra, também é importante levar em conta.

• NOVO OU NA PLANTA: Se o imóvel à venda for novo ou estiver com projeto na planta, é normal que o valor da comissão seja pago à parte. Caso opte por um usado, a comissão é repassada pelo próprio negociante, porém é você quem deve arcar com o pagamento direto do mesmo, que deve ser proporcional ao valor entregue como parte do pagamento. É importante lembrar que nesta etapa, quem deve realizar toda a negociação é o próprio corretor, assim você evita problemas burocráticos com o então proprietário do imóvel.

• APRESENTANDO UMA PROPOSTA: Quando enviar uma proposta financeira para adquirir a possível casa à venda, coloque-se na posição do negociante. Não tome decisões precipitadas, fazendo lances descabidos com grandes descontos, por exemplo. Esteja ciente daquilo que está, ou não, incluso no valor da compra para evitar problemas posteriores. Pergunte, tire dúvidas e preste bastante atenção em relação à documentação dosimóveis à venda. Se possível, converse com um amigo advogado, de confiança, para que juntos possam analisar e entender cada ponto do contrato.

• SAIBA MAIS SOBRE A CONSTRUTORA: Se o imóvel à venda que você escolheu comprar, seja pronto ou na planta, é ofertado por uma construtora, é importante que você verifique o histórico de atuação desta companhia. Também é fundamental que você solicite ao negociante o registro de incorporação com antecedência, para que seja possível analisar as cláusulas do documento de compra e venda e fazer comparações. Mesmo que, normalmente, ambos apresentem as mesmas informações, este tipo de avalição serve como segurança para que não ocorram problemas posteriores à compra.

• ORGANIZE-SE: O preço das parcelas que serão pagas no período de construção, podem ser diferentes do valor das prestações do financiamento remanescentes após a conclusão da obra do imóvel à venda. O saldo pendente é alterado mês a mês pelo CUB ou INCC, até o dia da entrega das chaves. Assim que o aparamento/ casa à venda estiver ponto para morar, é possível utilizar o valor do FGTS para dar baixa em parte do valor – se este for seu primeiro imóvel – e negociar o que sobrou com a instituição financeira. Mesmo com prazos estendidos e taxas de juros atraentes, é necessário ter em mente que a prestação, seja fixa ou ajustável – está dentro do seu orçamento, e não comprometerá suas finanças.

• APÓS A ENTREGA:Com todos os processos da casa à venda concluídos – escritura, financiamento e chaves entregues -, é necessário procurar à prefeitura para quitar o ITBI, bem como as taxas de registros em cartório. Estes “impostos” podem parecer “baratos”, mas, se somarmos seus valores, eles representam praticamente 4% do valor do imóvel à venda.

BEM-VINDO AO LAR: Assim que seu imóvel for entregue, não se esqueça de conferir todas as instruções de habitação, além de analisar o Manual do Proprietário para entender as garantias do seu novo lar. E para não perder nenhuma novidade, siga nossos perfis nas nossas redes sociais. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário neste artigo que nossa equipe irá lhe ajudar.