Correio dos Campos

Estado mantém menor incidência, mas casos de coronavírus dobraram na última semana

Registros de infecção aumentaram 106% na comparação das duas últimas semanas. Apesar disso, o Paraná é o 21º Estado em número de casos, mesmo tendo uma das maiores populações do País. O Estado ainda tem o 4º menor índice de mortalidade por 100 mil habitantes, com taxa de 1.4
26 de maio de 2020 às 15:54
Laboratório Central do Estado – LACEN – Recepção de amostras para teste do Coronavirus. (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

AEN/PR – Os registros de confirmações de Covid-19 dobraram no Paraná entre a semana encerrada no último domingo (24) e a semana imediatamente anterior, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. Foram 928 casos entre 18 a 24 de maio, contra 450 entre 11 a 17 de maio. O aumento chegou a 106%. No comparativo com a primeira semana do mês (4 a 10), que teve 324 confirmações, o salto foi de 186%.

Apesar do aumento da disseminação, o Paraná ainda mantém a menor incidência do novo coronavírus por 100 mil habitantes no Brasil, com taxa de 29,1. O índice nacional é de 178,4 e o regional Sul de 55,9. Os estados com resultados mais próximo são Minas Gerais (32,9) e Goiás (35,8). O Estado ainda tem o 4º menor índice de mortalidade por 100 mil habitantes, com taxa de 1.4, enquanto a do País é 11.2.

Mesmo com incidência menor em relação a outras regiões brasileiras, o Governo do Estado considera que a evolução recente dos casos de infecção reforça a necessidade da população seguir as orientações das autoridades sanitárias para evitar a propagação da Covid-19. O isolamento social, principalmente da população de risco, se mantém como estratégia de enfrentamento da pandemia, assim como o uso de máscaras e o habito de higienizar as mãos.

MAIOR SALTO – A semana passada foi marcada pelo maior salto em número absoluto de casos (478), e pelo terceiro maior registro percentual. Percentualmente, o índice mais elevado ocorreu entre a segunda e a terceira semanas de março, no começo da pandemia. O boletim indicou alta de 666%, quando houve variação de seis casos para 46. Entre a última semana de março e a primeira de abril, com crescimento acumulado de 96 para 291 casos, a evolução foi de 203%.

TESTES – Os dados do boletim epidemiológico indicam uma curva ascendente de infecções pelo novo coronavírus e a tendência ainda é de evolução. A estimativa é reforçada porque mais pessoas serão testadas nas próximas semanas. É que o Estado iniciou um processo de testagem em massa, com testes rápidos, novos laboratórios credenciados e os novos perfis selecionados para os testes gold (RT-PCR) na rede pública.

EVOLUÇÃO – A média de casos desde a chegada da pandemia no Estado tem sido de 44,4 por dia, mas os dados apontam aumento recente. O Paraná atingiu índice de 136,4 casos por dia na semana encerrada no domingo passado (18 a 24 de maio), primeira vez com mais de 100 casos. Na semana retrasada, a média era de 64,2, e na anterior de 46,2.

MENOR ÍNDICE – No resultado absoluto divulgado pelo Ministério da Saúde, o Paraná é o 21º em número de casos, apesar de ter uma das maiores populações do País. Os registros representam praticamente metade dos confirmados dos estados vizinhos do Sul. No dia 24 de maio eram 6.410 infectados no Rio Grande do Sul e 6.696 em Santa Catarina.

ÓBITOS – Ao contrário da evolução significativa de casos nas últimas semanas, o número de óbitos mantém trajetória regular no Paraná. Foram 29 mortes na semana encerrada no último domingo (24), maior número registrado em apenas sete dias, contra 15 na semana exatamente anterior (11 a 17 de maio) e 16 na primeira semana do mês.

A média de óbitos no Estado é de dois por dia (desde o dia 12 de março) ou 2,5 por dia (desde o dia 27 de março, data da primeira morte). O dia com maior registros foi no dia 20 de maio (7).