Veja perguntas e respostas sobre a fatura de água da Sanepar

G1 – O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Cláudio Stabile, falou, em entrevista ao Bom Dia Paraná, da RPC, nesta quarta-feira (13), sobre a situação de emergência hídrica que o estado enfrenta atualmente e também sobre problemas com relação à fatura mensal.
“Nós estamos vivendo uma situação atípica, não só por causa da estiagem, o planeta vive uma situação atípica. Nós estamos vivendo uma pandemia de coronavírus, e as pessoas estão ficando muito mais em casa. Pelo que eu vejo, as pessoas ficam ainda mais ansiosas e, por fim, elas têm um consumo ainda maior do que o normal. Então, o pedido é sempre o mesmo. Para que as pessoas entendam a situação atual e que façam uso racional de água, um uso mínimo”, ressaltou.
A possibilidade de rodízio, como ocorre em Curitiba e região, não pode ser descartada para outras cidades do estado, segundo o presidente da Sanepar. Stabile também tirou dúvidas sobre problemas em relação à fatura dos clientes. Veja abaixo algumas perguntas e respostas.
A conta veio com um grande reajuste em relação ao mês passado. O que fazer?
– Segundo Stabile, são várias situações que podem ocasionar esse problema.
“Nós temos a questão de vazamentos, nós temos a questão da ausência do morador, que dificulta a leitura pelo leiturista e aí é preciso fazer o cálculo pela média”, explicou. Ele disse ainda que, no início dos casos de Covid-19, muitas contas precisaram ser calculadas pela média mensal, mas que isso já não está mais ocorrendo.
Conforme o presidente da companhia, ninguém deve pagar o que não é devido. “Então, todo erro que existir pela companhia, será corrigido”, declarou. Segundo ele, é importante manter o contato com a Sanepar caso isso aconteça.
Stabile argumentou ainda que após manter o contato não é preciso se preocupar com o vencimento da conta porque o corte no abastecimento não será feito.
A reclamação pode ser feita de que forma durante a pandemia?
– O contato com a Sanepar pode ser feito através de e-mail ou pelo 0800 200 0115.
O atendimento presencial está sendo realizado?
– Volta a ser realizado a partir de terça-feira (19).
No período da pandemia, os cortes estão suspensos?
– “Há uma lei no Paraná que impede que os serviços de água, energia elétrica e gás sejam cortados por causa da pandemia. A Sanepar adotou esta medida a partir do dia 12 de março. Nós não divulgamos, mas desde esse dia não cortamos nenhuma ligação, ou seja, não deixamos de entregar a água independentemente do pagamento”, explicou.
Ele disse que três mil unidades consumidoras, que estavam inadimplentes, também foram religadas.
Quem tem a conta pela tarifa social, como fica?
– Os consumidores inscritos nas tarifas sociais tiveram a postergação do pagamento por 90 dias e continuam recebendo o fornecimento normalmente.
Sobre o débito automático da conta. É a melhor forma de pagamento nesse momento?
– “Se alguém tiver o débito automático em conta e sentir uma diferença muito grande e que, inclusive, vá afetar a sua finança, por favor, peça para retirar do débito automático pelo menos nesse momento”, alertou o presidente da companhia.