Correio dos Campos

Jovem descobre novas espécies de serpente e estrela-do-mar em região a 200 km do oceano

Malton Carvalho Fraga, 23 anos, iniciou pesquisa em iniciação científica da UFPR. Estudante analisou fósseis com mais de 400 milhões de anos coletados nos Campos Gerais do Paraná.
5 de fevereiro de 2020 às 08:51
Malton Carvalho Fraga analisou amostras coletadas durante 30 anos pela UFPR — Foto: Arquivo Pessoal

Um jovem universitário descobriu durante um projeto de iniciação científica novas espécies de serpente e estrela-do-mar, que foram encontradas por meio de fósseis coletados em cidades da região dos Campos Gerais do Paraná.

Pesquisas mostram que a área — atualmente a 200 km do Oceano Atlântico — já foi um dia coberta pelo mar.

O estudante de geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Malton Carvalho Fraga, 23 anos, fez as descobertas analisando amostras colhidas nas últimas três décadas em cidades como Jaguariaíva e Ponta Grossa.

Os fósseis têm entre 416 milhões e 359 milhões de anos, conforme a pesquisa. Isso significa que os seres vivos catalogados passaram pelo planeta antes mesmo dos dinossauros.

Malton conta que antes de iniciar a análise das amostras descobriu que nenhum pesquisador havia publicado material sobre os tipos de fósseis coletados no Paraná em mais de 100 anos, o que chamou a atenção.

“A única vez que alguém descreveu espécies desses fósseis no Paraná foi em 1913. Nos últimos anos, o pessoal coletava com frequência fósseis desses animais”, diz o estudante.

O universitário notou que as coletas dos fósseis foram atribuídas a espécies que já eram conhecidas. No entanto, fazendo a análise das amostras, encontrou diferenças.