Correio dos Campos

PlantUP tem mais de 6 milhões de hectares cadastrados e não para de crescer

Agricultores de todo o Brasil podem acessar gratuitamente dados confiáveis de desempenho de soja, milho e algodão
26 de dezembro de 2019 às 14:15
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Menos de quatro meses após o lançamento oficial, a plataforma PlantUP ultrapassou 6 milhões de hectares cadastrados no Brasil e agora começam os cadastros no Paraguai, com aumento diário de área.

PlantUP é uma tecnologia digital colaborativa de compartilhamento de informações agrícolas, que apresenta resultados práticos aos produtores rurais para auxiliar nas decisões, visando aumento de produtividade sem elevação de custos.

Até o momento, mais de 1.400 agricultores estão usando a plataforma e têm acesso gratuito a detalhes dos resultados de soja, milho e algodão em um raio de quatro a cinco municípios a partir da propriedade. O presidente do Grupo Atto, responsável por desenvolver o sistema, Odilio Balbinotti Filho, explica que a ideia foi criar uma plataforma digital simples e de alto impacto, que permitisse uma análise prática, talhão a talhão.

A soja é a cultivar que mais contém dados na plataforma, representando 94,6% do total. Em seguida, o milho e algodão.

As culturas de milho e algodão começaram a ser cadastradas em meados de novembro, e têm um grande potencial pela frente.

A necessidade de o produtor rural ter informações confiáveis para decidir está, por exemplo, no fato de anualmente 150 cultivares de soja e 350 de milho serem lançadas no Brasil, isto é, muitas opções no mercado, sendo difícil saber qual a melhor para a sua realidade. A plataforma auxilia na escolha das cultivares que melhor estão performando na região, mas também na melhor população, época de plantio, entre outros dados. Somente com a escolha das melhores cultivares, consegue-se aumentar de três a cinco sacas de soja por hectare em relação à média.

A PlantUP também funciona como contraprova aos próprios dados dos agricultores, uma forma que confirmar os resultados obtidos pelo mesmo comparando com dados da região. Isso sem expor a identidade do usuário, respeitando a privacidade.

Todo e qualquer produtor rural pode ter acesso, gratuitamente, à PlantUP pelo site meuplantup.com, independentemente do tamanho de propriedade e níveis de tecnologias aplicadas. O acesso e o cadastro podem ser por desktop, smartphone ou tablet.