Correio dos Campos

Projeto da UniSecal auxilia mulheres a se realocar no mercado de trabalho

Alunos de Gestão de Recursos Humanos realizam acompanhamento, oficinas, orientações e palestras para mulheres em situação de vulnerabilidade social
25 de setembro de 2019 às 14:17
(Divulação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), por meio do curso de Gestão de Recursos Humanos, tem realizado o projeto ‘Empregabilidade’. Os alunos, coordenados pela professora Midhiã Pequena de Souza, ajudam e orientam mulheres em situação de vulnerabilidade social a se realocar no mercado de trabalho. A atividade extensionista acontece uma vez por mês na Associação Beneficente Cristã Tio Barros (ABC Tio Barros), localizada na cidade de Ponta Grossa (PR).

Por se tratar de uma entidade social que oferece proteção e moradia a mulheres maiores de 18 anos e seus dependentes menores de 17 anos, o projeto visa, além de estimular os alunos da UniSecal a realizarem práticas da empregabilidade, também auxiliar as assistidas a restabelecerem sua confiança e autonomia financeira. “Acredito que a contribuição maior do ‘Empregabilidade’ se dá na melhoria da autoestima, além de propiciar a elas o entendimento que são capazes de trabalhar e seguir com suas vidas”, explica a docente Midhiã.

Contribuição social

Durante os encontros, os acadêmicos da UniSecal realizam várias atividades com as mulheres da ABC Tio Barros. Entre elas se destacam:

– Acompanhamento na busca de vagas de emprego e encaminhamento quando possível;

– Oficinas de aprendizagem para geração de renda;

– Orientação na construção de currículos;

– Orientação sobre a aparência e maneira adequada de se portar em uma entrevista de emprego;

– Palestras e debates sobre empregabilidade.

Segundo a assistente social da ABC Tio Barros, Laís Matoski Ventura, o projeto tem apresentado resultados positivos. “Tem sido importante para as assistidas, pois, elas passam a ter conhecimento sobre o ingresso no mercado de trabalho. Além disso, acontece a identificação das competências e habilidades de cada mulher”, comenta Ventura, que atua no acompanhamento diário/semanal das famílias atendidas pela entidade social.

Para a aluna Silvana Ghezzi, a participação no ‘Empregabilidade’ “tem sido interessante, pois, entrar em contato com essas pessoas, se torna uma experiência motivadora. Faz com que fiquemos orgulhosos em poder ajudar o próximo”, finaliza.