Correio dos Campos

Seminário vai abordar a utilização do biogás e biometano nos Campos Gerais

Paraná tem o maior potencial de geração desse tipo de energia no Brasil
18 de junho de 2019 às 14:55
(Reprodução internet)

COM ASSESSORIAS – A Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, realiza no próximo dia 25 de junho, o 1º Seminário de Biogás – Campos Gerais. O evento acontece no Moinho da Castrolanda, em Castro, e deverá reunir potenciais produtores de biogás. Podem participar do evento pequenas empresas, produtores rurais e potenciais fornecedores de tecnologia para o segmento.

O Seminário é uma ação decorrente do “Projeto para o Desenvolvimento do Biogás e Biometano no Sul do País”, fruto do Termo de Cooperação assinado em março deste ano entre o Sebrae/PR, a CIBiogás e a United Nations Industrial Development Organization (Unido) – agência das Nações Unidas especializada no sistema. O biogás é um gás proveniente da decomposição da matéria orgânica e tem grande potencial para substituir o combustível fóssil como fonte de energia.

No evento será apresentado o mapeamento da CIBIogás sobre os principais desafios no processo de produção. Com base neste diagnóstico, o Sebrae/PR vai elencar quais as ações serão priorizadas nos Campos Gerais para gerar modelos de negócios e incentivar a cadeia produtiva do biogás.

“Estamos incentivando a produção do biogás por ser uma energia limpa, sustentável e que pode transformar um passivo ambiental em uma ativo econômico”, diz o consultor Emerson Ribeiro Lourenço. O biogás pode ser utilizado na geração de energia elétrica, como energia térmica – aquecimento de chuveiro, gás do fogão e, se transformado em biometano, no abastecimento de veículos.

Pode-se produzir o biogás através dos dejetos de animais e resíduos, como restaurantes, hotéis, supermercados, cervejarias, entre outras. “Além de contribuir com o meio ambiente, o produtor consegue reduzir a conta de energia elétrica, por exemplo. Vamos incentivar planos de desenvolvimento, capacitar e organizar as empresas da cadeia produtiva do biogás e do biometano.”, exemplifica o consultor.

Na programação do Seminário o coordenador do Projeto de Biogás, da CIBIogás, Felipe Souza Marques, vai apresentar o case de sucesso de Entre Rios do Oeste, localizado a 130 km de Foz do Iguaçu, primeiro município do Brasil a ter fornecimento de energia elétrica a partir do biogás, oriundo de um condomínio de agroenergia. Além de resolver um problema ambiental, o projeto, desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Copel e Prefeitura de Entre Rios do Oeste, trará benefícios econômicos para o município e os produtores rurais.

Já o Gerente de Negócios de Energias da Castrolanda, Vinicius Guilherme Danieli Fritsch, vai falar sobre o mapeamento das soluções em energias renováveis, realizado em 2015, e que pode ser aplicado pela Cooperativa. O levantamento é fruto de uma cooperação técnica entre a Castrolanda e o Sebrae/PR e teve como base o Programa Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, na modalidade aglomerados produtivos, com investimento de ambas as entidades.

Os interessados em participar do 1º Seminário Biogás – Campos Gerais podem se inscrever gratuitamente até o dia 25 de junho através do telefone (42) 3228-2500.