Correio dos Campos

Prevenção contra incêndios deve ser realizada por profissional capacitado

23 de abril de 2019 às 19:43
Instalações precisam ser feitas por profissionais especializados (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Incêndios de grandes proporções têm chamado a atenção do Brasil e do mundo por conta da perda de vidas humanas e do patrimônio histórico, a exemplo dos casos do Ninho do Urubu (Flamengo), no Rio de Janeiro, no início do ano; do Museu Nacional, também no Rio, em 2018 e; neste mês, da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França. Por conta disso, a Messias & Breda, especializada em sistema de combate a incêndios, alerta que a instalação de mecanismos adequados para combater incêndios é essencial para salvar vidas e preservar o patrimônio de empresas e residências.

Além de uma medida de proteção, a instalação dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio é prevista pela lei federal 13.425. Portanto, estabelecimentos, edificações e áreas de eventos que não obedecem às normas estão sujeitas a sanções que vão desde advertência e multa até interdição.

O sócio proprietário da Messias & Breda, Maicon Breda, explica que os sistemas devem atender a determinações específicas de cada local. “O sistema que será instalado vai depender do tamanho da edificação, para qual fim o espaço será usado e a quantidade de público que o local comporta. Poderão ser colocados desde alguns extintores até sistemas automáticos em empresas de grande porte, como hidrantes e sprinklers, que são chuveiros automáticos para combater as chamas”, esclarece.

Breda também destaca que além dos equipamentos, outras instalações são necessárias para que, em caso de incêndio, o sistema funcione corretamente. “Os empresários também devem se preocupar com as rotas de fuga, iluminação de emergência e placas indicativas”.

O projeto de prevenção contra incêndio deve ser desenvolvido por um profissional capacitado e posteriormente aprovado pelo Corpo de Bombeiros. “Não é somente atender a uma lei, é pensar na segurança dos funcionários, clientes e da vizinhança do local”, comenta Breda.

Outros sistemas que também ajudam a identificar um incêndio são os detectores de fumaça e calor. Eles aumentam a chance de se combater o fogo no início, o que, consequentemente, evita grandes prejuízos para as empresas.