Correio dos Campos

Lei regulamenta ações de prevenção contra incêndios

8 de março de 2019 às 18:41
Sistema de bombas contra incêndio podem ser instalados nas empresas. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os empresários devem ficar atentos para seguir a legislação federal que determina as regras para combate a incêndios. A lei nº 13.425 estabelece as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção para evitar desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de eventos. Desde o incêndio na boate Kiss, no Rio Grande do Sul em janeiro de 2013, em que mais de 240 pessoas morreram, a legislação brasileira ficou mais rigorosa na tentativa de evitar que tragédias como essas se repitam.

O sócio proprietário da empresa Messias & Breda, especializada em sistema de combate a incêndios, Maicon Breda, acredita que a instalação de novos mecanismos deve ser prioridade para as empresas. “Não é somente atender a uma lei, é pensar na segurança dos funcionários, clientes e da vizinhança do local. Temos sistemas modernos que conseguem evitar prejuízos nas empresas, principalmente as que possuem materiais inflamáveis”, explica.
Breda ressalta que além da instalação dos mecanismos, os empresários devem se preocupar em ter pessoas que saibam manusear o sistema. “Os brigadistas sabem o melhor caminho de fuga caso aconteça um incêndio e sabem o que devem ser feito nessa hora, então é uma junção de mecanismos e preparação dos funcionários que podem evitar tragédias”, esclarece.

Dicas

Breda dá algumas dicas que as pessoas devem ficar atentas e observar nos locais, principalmente em festas e eventos. “Quando se chega no local deve-se observar onde estão sinalizadas as saídas de emergência e onde ficam os extintores, além disso, ver se há ventilação suficiente e até se as instalações elétricas não estão expostas, colocando em risco as pessoas”, revela.