Correio dos Campos

Operação Ano Novo 2018 da PRF registra recorde de motoristas embriagados nos Campos Gerais

2 de janeiro de 2019 às 10:57
(Divulgação/PRF)

FONTE: PRF – A Operação Ano 2018 da Polícia Rodoviária Federal, realizada entre os dias 28 de dezembro e 1 de janeiro, registrou um número elevado de motoristas embriagados. Ao todo, dos 617 testes aplicados, 15 motoristas foram autuados pelo Art. 165 do CTB e um motorista foi preso pelo crime de embriaguez ao volante.

Os principais problemas de embriaguez ocorreram na região urbana de Imbituva, Prudentópolis e Ponta Grossa. No mesmo feriado, no ano anterior, foram registrados 2 casos de embriaguez.

Também foram flagrados 2587 veículos com excesso de velocidade, principal causa de letalidade dos acidentes. Ao todo, neste feriado, ocorreram 15 acidentes com 25 pessoas feridas e 4 mortes.

O acidente mais grave ocorreu na noite do dia 28 de dezembro na região de Imbituva. Três pessoas de uma mesma família morreram quando seu veículo colidiu frontalmente com o semi-reboque de um bi-trem de transporte de leite, durante um forte temporal.

No mesmo feriado do ano passado, foram registrados 13 acidentes com 23 feridos, sem registro de mortes.

Foram fiscalizados 1352 veículos e 1072 pessoas. Destes, foram autuados: 125 motoristas por realizaram ultrapassagens proibidas, 30 por estarem sem o cinto de segurança e ainda flagradas, 4 crianças sem cadeirinha. Também foram recolhidas 16 CNHs e 28 CRLVs. 49 veículos foram removidos aos pátios da PRF por não terem condições de segurança ou terem débitos pendentes de pagamento.

Durante todo o feriado foram realizadas Operações Integradas com outros Órgãos de Segurança Pública como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Guarda Municipal. Nessas ações, equipes de educação para o trânsito abordaram 275 pessoas que foram conscientizadas da importância do cinto de segurança e da direção defensiva durante as viagens.

As operações de combate à alcoolemia e ao excesso de velocidade seguem como enfoque principal e com reforço de equipes policiais durante todo o período de férias.