Correio dos Campos

Coral da Princesa dos Campos se apresenta no Parque Histórico de Carambeí

22 de dezembro de 2018 às 12:55
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O último dia do espetáculo Natal de Todos os Povos do Parque Histórico de Carambeí contará com uma participação especial neste sábado, dia 22 de dezembro. O coral da Princesa dos Campos, que integra coralistas surdos, fará apresentação a partir das 20h30 incluindo interpretação das canções natalinas com voz e língua brasileira de sinais (libras). A atração promete emocionar o público ao unir, de forma lúdica e dinâmica, atividades musicais, teatro, dança e acrobacias circenses, para transmitir uma mensagem natalina com o ápice no nascimento do menino Jesus.

Este é o terceiro ano que o grupo participa do Natal no Parque. “O coral da Princesa dos Campos se prepara o ano todo para diversos momentos com repertórios específicos para cada ocasião. Porém, o período mais esperado é o final do ano, com as apresentações natalinas. Participar pelo terceiro ano consecutivo desse grandioso espetáculo no Parque Histórico motiva o grupo e faz cada integrante se sentir honrado em fazer parte”, destaca Anna Maria Crivoi, psicóloga e coordenadora do coral.

O coral da Princesa dos Campos foi fundado em outubro de 2011, após a realização de uma oficina de música na empresa, onde diversos profissionais demonstraram interesse em participar de atividades musicais. Em seguida, foram abertas as inscrições para integrar o grupo e iniciados os preparativos de repertório para o Natal de 2011.

Como diversos profissionais surdos integram o quadro funcional, a empresa reformulou o projeto e realizou a inclusão de surdos no coral, inclusive com acompanhamento de profissional intérprete de libras. “O coral é uma forma de dar um lugar a eles não apenas na prática laborativa, mas integrá-los realmente em uma atividade que parece inimaginável, que é participar de um coral”, explica Anna Maria. E, além da integração, o projeto despertou o desejo dos colegas a aprender libras.

A apresentação no Parque Histórico de Carambeí integra a agenda de apresentações natalinas do coral da Princesa dos Campos, que já levou suas mensagens de Natal ao Centro Educacional Marista Santa Mônica, Aproaut (Associação de Proteção dos Autistas) e Hospital Regional, em Ponta Grossa, além de Telêmaco Borba. Nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, o grupo faz apresentações na rodoviária de Ponta Grossa, na Rodoferroviária de Curitiba e na Casa do Papai Noel em São José dos Pinhais. O espetáculo no Parque Histórico de Carambeí será o encerramento das atividades do ano.

No sábado, para a apresentação do espetáculo Natal de Todos os Povos, será destinado lugar nas primeiras fileiras em frente ao palco para que os surdos possam assistir à apresentação. Durante todo o espetáculo haverá um intérprete de libras para que todos possam acompanhar.

Serviço:

Sábado o ingresso para o Natal no Parque é R$ 30. Estudantes, professores, doadores de sangue, moradores de Carambeí cadastrados e pessoas acima de 60 anos terão direto a meia entrada. Crianças até 12 anos serão isentas da taxa. O estacionamento é beneficente aos finais de semana e o valor será revertido a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a taxa é de R$ 10. Mais informações pelos telefones (42) 3231-5063 e 98433-4639.