Correio dos Campos

Frísia conclui Programa de Capacitação de Mulheres Cooperativistas

Iniciativa bem-sucedida será implementada também no próximo ano
4 de dezembro de 2018 às 14:34
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No último dia 28, a Frísia Cooperativa Agroindustrial, em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE) e Sescoop/PR, concluiu o Programa de Capacitação de Mulheres Cooperativistas, que teve início em 8 de agosto deste ano. Ao todo, foram 40 horas de capacitação sobre gestão, planejamento estratégico, análise de investimentos, entre outras questões. Os temas foram distribuídos em cinco módulos, ministrados para cerca de 45 mulheres dos municípios de Carambeí, Tibagi, Imbituva e Terra Nova.

“Queremos manter a participação cada vez mais forte das mulheres na Frísia. E esse processo passa por programas de capacitação, para contribuirmos mais com a gestão de cada negócio e as operações da cooperativa como um todo”, avalia o presidente da Frísia, Renato Greidanus.

Para a cooperada Natália de Jager Dijkstra, o encontro ajuda a melhorar a capacidade de tomar melhores decisões no dia a dia, propicia mais segurança, mais entendimento sobre como funciona todo o processo, bem como a troca de experiência com as outras cooperadas. “Os professores sempre trazem cases importantes para nosso aprendizado”, comentou.

Silvia Roorda, assessora de Cooperativismo e coordenadora do Programa, lembra que a iniciativa é fruto de uma demanda exposta pelas próprias cooperadas que solicitaram conteúdos voltados a gestão do agronegócio, bem como temas relacionados à parte administrativa e financeira da propriedade, para atuarem de forma mais assertiva. “Diante do sucesso dessa primeira rodada, uma segunda turma já está prevista para 2019”, comemora.

O grupo de Mulheres Cooperativistas da Frísia existe há mais de 25 anos, promovendo ações voltadas ao desenvolvimento do público feminino no cooperativismo. O grupo promove encontros, palestras, formações e diversas outras atividades de forma regular.

Em 2017, a Frísia reuniu as mulheres – independentemente se elas fossem cooperadas ou familiares de associados – para verificar de que forma elas percebiam suas participações na cooperativa e na propriedade.

As próprias participantes levantaram a necessidade de investir com mais força na formação voltada à gestão do agronegócio, para que estejam mais capacitadas para atuar nas propriedades de forma eficiente e garantindo bons resultados na atividade. Dessa iniciativa, resultou a criação do Programa de Capacitação de Mulheres Cooperativistas.