Correio dos Campos

Jogos das escolas particulares bate recorde de inscritos

24 de agosto de 2018 às 18:10

COM ASSESSORIAS – O JOESP – Jogos das Escolas Particulares da região dos Campos Gerais, vem superando seus números ano a ano. Nesta quinta-feira (24/8), dia do encerramento das inscrições, a competição registrou sua primeira quebra de recorde, atingindo 13 escolas participantes. Previsto para acontecer entre os dias 28 de setembro e 05 de outubro, a terceira edição do JOESP deverá atingir outro número expressivo durante a entrega das relações de atletas, que acontecerá no dia 06 de setembro. Os jogos projetam a participação de pelo menos mil alunos. De Ponta Grossa participarão as seguintes escolas: Boas Novas, Sepam, Neo Master, Santo Angelo, Marista Pio XII, São Jorge, Sagrada Família, Prisma Arco Íris e Santa Teresinha. Da cidade de Castro participarão o Emília Erichsen e o Sepam. A Escola Evangélica será a representante de Carambeí, enquanto que o Colégio Ideal vem da cidade de Telêmaco Borba.

O JOESP é uma iniciativa de um grupo de professores de diversos estabelecimentos de ensino filiados ao SINEPE – Sindicato das Escolas Particulares dos Campos Gerais, que patrocina a competição. Sua criação deve-se a necessidade de se ofertar no segundo semestre um evento esportivo para crianças com idade entre 09 e 14 anos. Os jogos contam também com o apoio das escolas participantes. Neste ano o JOESP aumentou sua oferta de modalidades. No grupo mirim (nascidos em 2008 e 2009) serão disputados a queimada, tênis de mesa, xadrez e vôlei no masculino e feminino, e futebol suíço no masculino. Já no grupo 1 (nascidos em 2006 e 2007) a briga por medalhas será no basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez masculino e feminino, e futebol suíço. No grupo 2 (nascidos em 2004 e 2005) acontecerão os jogos de basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez masculino e feminino, e futebol suíço masculino.

Para a competição serão utilizados vários espaços esportivos das escolas participantes. Segundo o presidente da regional Campos Gerais do SINEPE, Osni Mongruel Junior, o apoio da entidade e das escolas mostra a importância que é dada aos profissionais de Educação Física, através de ações que desenvolvam o aluno, dando diversas possibilidades de crescimento pessoal. “Também mostramos aos pais a valorização que damos ao esporte enquanto algo fundamental a saúde, tema que vem sendo abordado frequentemente na mídia como no combate a obesidade e a falta da atividade física dos jovens da atualidade”. O JOESP movimenta também a economia regional, através da busca de bens e serviços prestados pelos diversos profissionais e empresas, afirma o dirigente. Segundo Osni, esta competição é uma realidade, que já se incorporou ao calendário das escolas filiadas. O JOESP realiza na sexta-feira, 31 de agosto, às 15 horas, sua reunião técnica, onde os professores discutirão detalhes de cada modalidade e a logística de realização do evento.