Correio dos Campos

Parque Histórico é um dos poucos estabelecimentos no Brasil que serve comida indonésia

Gastronomia do sudeste asiático traz sabores, cores e aromas que harmonizam com a simplicidade e sabores do campo da culinária holandesa.
13 de julho de 2018 às 15:52

COM ASSESSORIAS – O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante é um estabelecimento gastronômico anexo ao Parque Histórico de Carambeí, memorial da imigração holandesa e maior museu histórico a céu aberto do Brasil, que aos finais de semana e feriados serve culinária holandesa e indonésia.

A definição do cardápio servido pelo Koffiehuis é fruto de pesquisas feitas por Felipe Pedroso, coordenador cultural e historiador do museu, também estudioso da história da alimentação, que vem incorporar ao Programa de Cultura Alimentar trabalhado pelo Núcleo de História e Patrimônio do museu. “Todos os os processos tradicionais de preparo foram estudados e os temperos são importados do sudeste asiático para tornar as receitas fiéis as tradicionais”, explica o historiador.

O Koffiehuis, por ser um estabelecimento gastronômico dentro de um museu, tem o compromisso de levar aos visitantes por meio do paladar a cultura difundida na narrativa do museu. A confeitaria e restaurante é um dos poucos lugares no Brasil que possui um cardápio dedicado a culinária indonésia. No menu do almoço, a união das culturas holandesa e indonésia é harmoniosa, pois um traz a exuberância de sabores, cores e aromas de pratos do sudeste asiático e o outro traz a simplicidade dos sabores do campo.

Felipe conta que apesar da culinária indonésia causar estranheza em um primeiro momento ela acaba conquistando até mesmo os paladares mais exigentes. “A comida indonésia à primeira vista pode ser bastante inusitada, mas possui similaridade com a comida brasileira, principalmente a comida baiana que tem como base alguns ingredientes como coco, amendoim, pimenta, camarão e as frutas tropicais. Desta forma ela é a muito apreciada pelos visitantes do Parque Histórico”.

Quando o historiador foi questionado pelo fato do museu ser um espaço de memória da imigração holandesa, mas que está difundindo a cultura indonésia ele relata a relação entre os países. “A Holanda colonizou a Indonésia por aproximadamente 400 anos, desta relação principalmente a gastronomia foi incorporada a cultura alimentar dos holandeses. Outro fator é que após a II Guerra Mundial, com a independência da Indonésia, todos os holandeses e indonésios que tinham relações com esses foram expulsos do país, alguns ficaram sabendo da colônia de imigrantes em Carambeí e pelo clima subtropical optaram em fixar-se aqui. Desta presença surgiu então a tradição culinária indonésia na região, que logo foi aderida pela comunidade holandesa”.

Serviço:

O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí abre ao público de terça a domingo, das 11h às 18h. Aos finais de semana e feriados, das 12h às 14h, é servido almoço holandês e indonésio na opção de buffet livre no valor de R$ 49,50 por pessoa, ou por quilo no valor de R$ 6,20 a cada 100 gramas.
No site do Parque Histórico (www.aphc.com.br/cardapio) é divulgado o cardápio do almoço da semana. Mais informações e reservas pelos telefones 42 3231-5876 e 98433-4643.