Correio dos Campos

Projeto Agrinho propõe alimentação saudável na Escola Municipal Tonia Harms

2 de julho de 2018 às 19:53

IMPRENSA/Carambeí – A Escola Municipal Tônia Harms iniciou o projeto Agrinho “Readaptando a alimentação para melhoria do aprendizado do educando” que objetiva tornar permanente a inclusão da couve, couve-flor e beterraba na alimentação diária dos alunos. As primeiras atividades aconteceram no dia 29 e envolveram alunos, pais e professores. Os pais participaram de palestra com o nutricionista e a psicóloga da secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e junto aos alunos fizeram a degustação de várias receitas produzidas a partir dos alimentos do projeto. Cada turma produziu uma receita, foram degustados bolos, pizzas, panquecas, brigadeiro, sucos, entre outros.

A diretora da Escola Municipal Tônia Harms, Lindair Aparecida Silva, explica que esses alimentos atuam como neurotransmissores estimulam a concentração, atenção memória e cognição, possibilitando com isso um melhor aproveitamento escolar. “A nossa intenção é envolver a família para que eles possam introduzir essa alimentação nas refeições de casa. Durante o ano faremos oficinas para ensinar o plantio em pequenos espaços e a intenção é criarmos horta vertical em algumas residências da Vila Nossa Senhora Aparecida, além de repassarmos receitas de pratos com o melhor aproveitamento desses alimentos”, comenta a diretora.

O projeto Escola Agrinho “Readaptando a alimentação para melhoria do aprendizado do educando” é coordenado pela diretora Lindair Silva e as professoras Josiane Telles, Angelita Schmidek Souza e Renata Ribas Nunes são as responsáveis em desenvolver as experiências pedagógicas. Envolve todos os 337 alunos, demais professores, funcionários, merendeiras, pequenos produtores da agricultura familiar, comunidade além do nutricionista, Deoclides Marques Junior e a psicóloga Verônica Crist da SMEC.

O projeto conta com o apoio da secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio das coordenadoras de projetos Educacionais, Priscila Solek e Maria Esser.