Correio dos Campos

Após reuniões com Pauliki, ‘Paraná sem Drogas’ tem ações para mês de junho

12 de junho de 2018 às 14:49

COM ASSESSORIAS – Autor do projeto de lei que institui junho como o “Mês Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas”, o deputado estadual Marcio Pauliki se reuniu com secretários do governo estadual para traçar ações para serem praticadas em todo o Paraná. Foram realizados encontros com a secretária estadual de Educação, Lúcia Cortez Martins, com o secretário estadual de Segurança Pública, Júlio Reis, e com o secretário estadual de Esportes, João Barbiero. Após esses encontros, a lei conhecida como “Paraná Sem Drogas” tem um cronograma de ações que já está sendo realizado em todo o Paraná.

“A política sobre drogas envolve uma série de setores e por isso se faz necessária uma política multidisciplinar. Precisamos prevenir e ter campanhas educativas que informem os riscos de se tornar um dependente químico. Mas também precisamos estar atento às pessoas que querem sair da dependência química”, ressalta o deputado Pauliki.

A Secretaria de Educação articulou com os Núcleos Regionais de Educação a realização de rodas de conversas com a participação de autoridades locais, educadores, comunidade escolar, lideranças estudantis e representantes da área da Saúde e do Ministério Público. Também está sendo realizada a mobilização interna com leituras, pesquisas e debates preparatórios sobre uso e abuso de álcool e outras drogas nos estabelecimentos de ensino. O governo articulou a apresentação de videoaulas e palestras em universidades.

Além disso, serão realizadas ações prevenção em 33 unidades penais, englobando cerca de 30 mil presos. Serão também realizadas atividades em todas as unidades de capacitação de servidores públicos entre 18 e 29 deste mês. A Secretaria Estadual de Justiça também programou em suas unidades a apresentação de filmes e de debates em família nas 27 unidades de socioeducação (Censes) do Paraná. As 22 regionais de saúde também terão rodas de conversa para debates sobre o consumo de entorpecentes.

No dia primeiro de junho houve o lançamento dos vídeos do 1º Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual sobre. Entre outras ações programadas está a do dia 29, que ocorrerá na sede administrativa do Esquadrão da Vida, em Ponta Grossa. Na oportunidade será ministrada a palestra “Dependência e Expressão da Violência”, que será proferida pelo Assessor Técnico e Palestrante do Departamento, José Augusto Soavinski.