Correio dos Campos

Parceria entre prefeitura e Parque Histórico valoriza história da cidade

9 de maio de 2018 às 21:30

IMPRENSA/Carambeí – Uma aula de história no museu. Essa foi a experiência que professoras municipais das disciplinas de História e Geografia vivenciaram no Parque Histórico de Carambeí nesta terça-feira, dia 8. As educadoras participaram de um roteiro histórico e pedagógico, além de receberem capacitação ministrada pelo Historiador do Núcleo Educativo Cultural da APHC, Lucas Kugler. Essa atividade é resultado da parceria firmada entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC).

A colaboração entre a SMEC e APHC tem como objetivo elaborar material didático de apoio nas disciplinas de História e Geografia para os alunos do ensino Fundamental I. De acordo com o coordenador Cultura da APHC, Felipe Pedroso, o material terá em seu conteúdo a história do município e sua pluralidade cultural, abordando a importância da imigração holandesa e de todas as etnias na formação de Carambeí. “Esse material, elaborado em parceria com as professoras, estará disponível para o ano letivo de 2019 e terá todo custo absorvido pela APHC”, conta.

Felipe destaca que neste ano tanto a APHC quanto as professoras irão trabalhar para que os alunos visitem o Museu e tenham uma atividade de lazer atrelada ao desenvolvimento educacional. “A próxima atividade será realizada por uma equipe da APHC que irá visitar todas as escolas com a intenção de aproximar os alunos do Museu”, complementa.

Segundo a coordenadora educacional de projetos da SMEC, Priscila Pauliki Solek, a atividade envolveu as professoras de História e Geografia no contexto histórico de Carambeí. Ela explica que a capacitação, materiais pedagógicos e o passeio foram o primeiro passo para que, a partir de agora, elas possam trabalhar seus conteúdos referentes a história do município com materiais didáticos atualizados.

“É importante para os nossos alunos conhecerem essas disciplinas partindo da sua própria história, ou seja, conhecer o local onde vivem, ter acesso a história e a cultura de Carambeí, situando-se no tempo e no espaço, para daí aprender sobre as demais culturas”, ressalta Priscila.

Durante a capacitação, o Historiador Lucas Kugler reforçou a importância do trabalho em conjunto entre escola e museu para o enriquecimento do aprendizado. Ele também ressaltou que as ações educativas servem para aguçar os interesses do público escolar, estimular a curiosidade e promover o contato com o patrimônio.

Nessa primeira atividade estiveram presentes as professoras Maria Tereza Siqueira, Elizangela Bonfim Los, Elenice Aparecida Cunha Silva, Andréia da Silva Pavão, Elisemeri Teixeira, Keila Santos, Rubia Carla Santos, Sonia Matilde Rodrigues, Lilian da Luz Fiquer, Marlei Aparecida Kaap e Taís Hanemann, além da coordenadora Educacional de projetos da SMEC, Priscila Pauliki Solek, e o diretor do departamento Municipal de Cultura, Rosnei de Oliveira.