Correio dos Campos

Aliel pede que Cida Borghetti governe com respeito aos servidores e de forma mais humana e progressista

9 de abril de 2018 às 22:55
Foto: Divulgação

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Em visita a governadora do Paraná, Cida Borghetti, na tarde desta segunda-feira (9), o deputado federal Aliel Machado (PSB) aproveitou a ocasião para parabenizá-la por entrar para a história do Paraná como a primeira mulher a comandar o governo estadual. Além disso, o parlamentar enalteceu a nomeação da coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha para o comando-geral da Polícia Militar.

De acordo com Machado, os dois feitos servem como importante marco da luta feminina do Paraná e de todo o Brasil, que nesse momento em especial clama por mais respeito, representatividade e igualdade de direitos.

Durante o encontro que aconteceu no Palácio Iguaçu no final da tarde de hoje, Aliel entregou uma carta à governadora pedindo uma gestão comprometida com todo o povo paranaense e de respeito com os servidores estaduais, em especial, com os professores que, na visão do deputado, foram muito mal tratados pelo governo Beto Richa.

O documento entregue por Machado elenca sete pontos considerados como fundamentais pelo parlamentar para o desenvolvimento do Paraná.

Na Educação, Aliel pede a volta da incorporação integral do TIDE (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva) na aposentadoria dos professores, além do respeito a data-base da categoria. O deputado pediu ainda a volta do respeito e um tratamento digno do governo com os servidores públicos estaduais, responsáveis pelo atendimento da população.

O deputado sugeriu que a governadora afaste qualquer intenção de privatização das empresas públicas, como a Copel, por estas serem patrimônio do povo paranaense. Por outro lado, Aliel defendeu que as empresas privadas tem sofrido com a alta carga tributária imposta pelo antecessor de Cida. Nesse sentido, o deputado pediu que a governadora contemple essa classe que é a uma das maiores responsáveis pela geração de emprego e renda no Estado.

Aliel recomendou também que o governo não aceite a renovação automática dos contratos mantidos com as empresas de pedágios. Segundo ele, o povo paranaense já pagou um custo alto demais com os erros cometidos em gestões irresponsáveis do passado.

O documento tratou ainda da área ambiental, dando especial atenção para a manutenção da Escarpa Devoniana. Na visão do parlamentar, a Escarpa é a garantia que o povo paranaense tem para manter a água com qualidade, além de preservar a natureza e a vida humana. Portanto, avalia, qualquer proposta de alteração precisa de um debate muito mais aprofundado.

No final do texto entregue para a governadora, o deputado do PSB solicitou que o governo permita e facilite qualquer investigação sobre denúncias e acusações contra integrantes do governo anterior, inclusive o próprio ex-governador Beto Richa, garantindo a todos os envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório.

“Somente passando o Paraná a limpo é que teremos condições de olhar para o futuro com mais esperança e otimismo”, encerra Aliel.