Correio dos Campos

Colégio Agrícola registra participação positiva no SAEP

Como uma importante política pública de avaliação, o SAEP monitora a qualidade do ensino e da aprendizagem no Paraná.
17 de março de 2018 às 21:00

IMPRENSA/UEPG – Os dados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) destacam a participação do Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas (CAAR) da UEPG com média acima da estadual. Com realização em 22 de novembro de 2017, a prova avaliou estudantes do nono ano do ensino fundamental e terceiras e quartas séries do ensino médio nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A avaliação registrou a participação de 230 mil alunos. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) criou o SAEP visando um sistema de ensino mais justo e inclusivo, com oportunidades iguais para todos os estudantes das escolas paranaenses. Como uma importante política pública de avaliação, o SAEP monitora a qualidade do ensino e da aprendizagem do estado.

A participação positiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio do CAAR no SAEP 2017 registra-se na nota da prova de língua portuguesa – 296,6, acima da média do Paraná (262,1) e do NRE – Núcleo Regional de Ensino – Ponta Grossa (268,6). Na prova, o CAAR teve presença de 72 alunos (91,1%) – num quadro previsto de participação de 79 estudantes. A prova de língua portuguesa do SAEP teve a participação de 71934 alunos (64,3%), num percentual previsto para a presença de 111825 estudantes. No Paraná, a proficiência média foi de 262, 1. O NER – PG registrou a presença de 3159 alunos (64,2%) na prova – com média de 268,6. No NRE, a previsão era da participação de 4924 alunos.

Setenta e dois alunos do CAAR (91,1%) participaram da prova de matemática que tinha previsão da presença de 79 estudantes. Considerando-se a nota obtida na prova (299,8), o colégio também na disciplina tem média superior a do Paraná (260,9) e do NER – PG (263,4%). A prova de matemática teve participação de 71929 (64,3%) de alunos de todo o Paraná, num quadro previsto de 111.825. O NER-PG teve 3159 alunos (64,2%) realizando a prova – a previsão era da participação de 4924 estudantes. Os resultados da avaliação SAEP retratam a distribuição de público em quatro níveis da escala de proficiência: avançado, adequado, básico, abaixo do básico. A maioria dos alunos do colégio está entre os níveis básico e o adequado.

Ao considerar o desempenho positivo dos alunos na prova do SAEB, o diretor do Colégio Agrícola, Jail Bueno, ressalta que o resultado traduz o compromisso dos alunos do ensino médio e profissionalizante do estabelecimento em valorizar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo de sua formação. O diretor entende que essa atenção tem reflexo na aprovação de graduados da instituição em concursos vestibulares no ensino superior público e privado; e na participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), índice que também atesta a qualidade do ensino no CAAR. Jail Bueno destaca cada resultado obtido pelo colégio em avaliações e concursos como um incentivo para os estudantes seguirem sempre crescendo em sua formação e orgulhosos de seu desempenho que coloca o CAAR como a melhor instituição pública de ensino médio da região.