Correio dos Campos

Projeto Agrinho na Escola Limpo Grande foi encerrado com cavalgada

3 de agosto de 2017 às 18:04

Com o tema: “Do Campo A Cidade, Paixão Por Cavalos Não Tem Idade”, que está integrado ao dia a dia das crianças, a Escola Municipal Rural Limpo Grande desenvolveu com todos seus alunos o Projeto Agrinho, que foi encerrado no dia 2 com uma cavalgada e apresentação de trabalhos com alunos, pais e professores. Estavam presentes, ainda, a secretária municipal de Educação, Ana Wieslava, e a coordenadora de projetos, Marli Pejanoski.

Para iniciar o projeto e escolher o tema, a escola fez um levantamento de dados juntamente com os pais para saber se o cavalo estava presente no cotidiano dos alunos. Com a constatação dessa realidade a equipe pedagógica pode trabalhar no desenvolvimento do tema abordando a história desde a origem até a domesticação do animal, incluindo sua participação em atividades rurais e ainda em tratamentos médicos como a equoterapia.

O projeto oportunizou aos alunos a aquisição de conhecimentos de maneira diferenciada do cotidiano da sala de aula. Ele visitaram o Parque Histórico de Carambeí, onde conheceram a Casa do Ferreiro, bem como a fabricação de ferradura, roda de carroça e outros objetos relacionados ao tema. Visitaram também o local onde acontece a equoterapia, participaram de uma aula e receberam informações sobre a alimentação, trato e banho dos cavalos.

Uma das atividades desenvolvidas que envolveu diretamente os pais foi a confecção de um cavalo de pau feito com material reciclável, com o qual os alunos realizaram um passeio na Raia Jesuino Rodrigues do Carmo. A comunidade também participou no desenvolvimento do projeto, trazendo para os alunos relatos sobre a importância do cavalo no meio rural. Um dos convidados foi Dário Goda, que relatou a importância do cavalo no Tropeirismo. O projeto possibilitou ainda o acesso da aluna Kerolin Gabrieli Aparecida Torres da Cunha, do segundo ano, ao tratamento através da equoterapia.

O projeto envolveu todas as turmas e as disciplinas da escola dentro da Proposta Curricular. O encerramento com a presença dos pais, contou com a cavalgada apresentação de trabalhos, músicas e palestras.