Correio dos Campos

Prefeitura realiza limpeza de margens do arroio Boqueirãozinho e Rio São Francisco

13 de julho de 2017 às 12:33

A Prefeitura de Carambeí por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira (12) limpeza das margens do arroio Boqueirãozinho, no perímetro urbano e do rio São Francisco, nas proximidades da localidade Santo André que resultou no recolhimento de mais de 300 quilos de lixo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jean Andrusko, alerta que parte do material recolhido poderia ter tido um destino diferente – a reciclagem. “No arroio Boqueirãozinho, que inicia no Jardim Novo Horizonte e passa pelo [Jardim] Bela Vista 3 e [Jardim] Eldorado e deságua no Rio Pitangui recolhemos em torno 300 unidades de garrafas pet, além de fraldas e isopor que são extremamente nocivos ao meio ambiente”, relata.

No Rio São Francisco, zona rural do município, localidade de Santo André, o que chamou a atenção dos funcionários do Meio Ambiente foram os diversos tipos de materiais encontrados no rio, desde lixo doméstico, peças metálicas, lonas de freio e pneus.

Jean alerta que desde a limpeza de um quintal se não for dada a destinação correta o material pode parar às margens dos rios. “A prefeitura disponibilizou em torno de 30 contêineres que estão espalhados pelo município para que a população tenha a opção de dar o destino correto”. Ele ressalta que o município conta o programas de coleta seletiva e o Troca Saudável que focam na importância do material reciclável, “em relação à coleta de entulhos e galhadas, através de agendamento realizamos também a coleta desse tipo de material”, lembra.

A próxima ação de limpeza será às margens do córrego que corta os jardins Bela Vista 3 e Eldorado, que contará com a participação de moradores. Nos próximos dias será realizado o mapeamento de pontos “bota fora” e futuramente será realizada a autuação de quem jogar lixo nesses locais. Esta prevista também a limpeza das margens do Rio Pitangui, no trecho que corta o município de Carambeí.