Correio dos Campos

Projeto “Odonto Criança” já atendeu mais de quatro mil pacientes

21 de junho de 2017 às 13:36

A prefeitura municipal de Carambeí, através da secretaria municipal de Saúde e do departamento de Odontologia, realiza desde o mês de maio de 2014 o projeto “Odonto Criança”, que é pioneiro na região dos Campos Gerais e foi criado numa iniciativa das odontólogas Prescila Henning Stremel e Patrícia Trochmann Fanchin, que observaram a necessidade de um atendimento especializado e com espaço exclusivo para as crianças de 0 a 12 anos do município.

Através do projeto já foram realizados mais de quatro mil atendimentos com enfoque na prevenção da saúde bucal. O projeto se sustenta, segundo Prescila Henning, num trabalho em parceria direta com a família, onde acontece o que as profissionais chamam de “agendamento inteligente”, com a presença dos familiares em uma reunião onde a odontóloga explica os cuidados de prevenção para que a criança não desenvolva mais a doença da cárie e os pais ou responsáveis, aproveitem também a oportunidade para tirarem suas dúvidas em relação à saúde bucal.

Patrícia Fanchin lembra que durante esses encontros são mais comuns perguntas dos pais sobre a alimentação, escovação e amamentação. É também nesses encontros que as profissionais destacam a importância do uso dos produtos corretos nas crianças, do flúor e dos demais produtos oferecidos no mercado hoje.

Segundo Patrícia, o “Agendamento Inteligente tem por objetivo conscientizá-los da importância do acompanhamento de seus filhos com o profissional odontopediatra para que eles fiquem mais atentos aos cuidados básicos de higiene bucal com a escovação diária dos dentes e gengivas e fazendo com que a frequência dos pacientes seja mais assídua”, explica.

Já Prescila Stremel lembra que mesmo com o agendamento alguns pacientes faltam à consulta sem prévio aviso atrasando o bom andamento da agenda de atendimentos, o que pode prejudicar o paciente, pois tudo fica anotado nas fichas clinicas e relatórios obrigatórios que são apresentados à Secretaria de Saúde do Município e Regional de Saúde dos Campos Gerais.

As reuniões do agendamento inteligente geralmente ocorrem uma vez por mês e são agendadas em média 50 novas consultas/pacientes. O paciente que inicia só é liberado quando termina o tratamento, e os casos que precisam de aparelho ortodôntico, tratamento de canal de dente permanente ou cirurgia de alto risco são encaminhados para a ABO – Associação Brasileira de Odontologia, em Ponta Grossa. Patrícia Fanchin relata que em casos de emergência ou dor são feitos atendimentos prioritários com medicação no mesmo dia, com informações para darem continuidade ao tratamento pelo sistema de Agendamento Inteligente.

A secretária municipal de Saúde Pâmela Pechut Costa lembra que o projeto “Odonto Criança” busca enfatizar a saúde bucal e a sua influência na saúde de todo o corpo tanto das crianças, como dos adultos, porque a boca é a porta de entrada para muitas doenças. A secretária lembra também que além do projeto Odonto Criança, que em três anos realizou mais de quatro mil atendimentos, o setor de Odontologia realiza também trabalhos importantes como atendimentos no Posto Catanduvas, Projeto Antitabagismo, Palestras do Projeto Gestantes da Rodonorte e palestras nas escolas.