Correio dos Campos

Teatro fala de abuso de crianças de forma lúdica

24 de maio de 2017 às 18:16

Alunos das escolas municipais e entidades de atendimento para crianças e adolescentes em Carambeí tiveram uma tarde especial no CCI – Centro de convivência do Idoso no último dia 24/05 com a apresentação de um evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. Por meio de um teatro, centenas de alunos assistiram à peça Vim Ver Maria, que, de forma lúdica, demonstrou ações preventivas contra a violência. Foram duas apresentações as 10 e às 14 horas, no CCI – Centro de Convivência do Idoso que funciona anexo ao CRAS Novo Horizonte. A iniciativa foi da secretaria municipal de Assistência Social através do CREAS do município coordenado por Peterson Fogaça.

As apresentações foram feitas pelo grupo teatral Soarte, da cidade de Ourinhos (SP), e possibilitou às crianças entre seis e doze anos, orientações sobre como identificar o abuso precocemente e como denunciar, numa linguagem adequada para elas. Professores, pedagogos e também a equipe de técnicos do CRAS e CREAS do município também acompanharam as apresentações.

Segundo o secretário municipal de assistência social de Carambeí Adalberto Westphal o evento teve como objetivo chamar a atenção das crianças para o tema.  Ao final do teatro o secretário falou com as crianças sobre a importância de relatar aos pais ou responsáveis tudo o que acontece e que há outras formas de informar seja ao Conselho Tutelar, professores ou através do disque 100. O Coordenador do CREAS Peterson Fogaça também lembrou que há uma rede de proteção à criança e ao adolescente em Carambeí que trabalha para atender da melhor forma possível casos de violência com crianças e adolescentes, e segundo ele, a peça se propôs a mostrar essa realidade para criança, de uma maneira direta, com humor e orientação sobre o tema.