Correio dos Campos

Hackers invadem sistema interno da Prefeitura de Carambeí

9 de maio de 2017 às 10:29

Diversos serviços administrativos da Prefeitura de Carambeí foram paralisados depois que o sistema interno dos computadores foi invadido por hackers especializados em descobrir senhas e códigos de programas. Em uma forma de sequestro virtual, os criminosos pediram três mil dólares para desbloquear o sistema.

Os hackers criptografaram o sistema de diversos setores, como tributação, recursos humanos, contabilidade e controle de frotas. Em uma mensagem escrita em inglês, os invasores exigem o pagamento para revelar a senha que libera o acesso aos servidores.

“Estamos trabalhando para contornar o sequestro e recuperar os arquivos. A Prefeitura de Carambeí não é a primeira vitima dos hackers, eles já utilizaram o mesmo método de sequestro em outras prefeituras e empresas”, frisa o diretor do Departamento de Informática, Edison Rodrigo Coelho de Moura.

Ele ressalta que infelizmente a situação é recorrente e que agencias e órgãos de governo com forte esquema de segurança também já foram alvos de ataques e sequestros de dados. Moura enfatiza que será registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil.