Correio dos Campos

Conseg apresenta levantamento para instalar câmeras em Carambeí

20 de abril de 2017 às 11:20

O Conselho Municipal de Segurança Pública de Carambeí – Conseg apresentou na manhã desta quarta-feira (19), na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura, o estudo técnico sobre a instalação de câmeras para monitoramento em pontos estratégicos da cidade.

O presidente do Conseg, Thiago Brandt explanou sobre o levantamento que apontou para a necessidade de instalar 28 câmeras em 11 pontos de monitoramento. “Segundo o estudo, as vias de acesso e saída da cidade serão contempladas e todos os bairros serão assistidos”, frisa Thiago. A estimativa é que serão necessários em torno de R$ 142 mil para viabilizar a instalação do projeto.

Segundo o estudo também serão instalados três pontos de visualização – na delegacia da Polícia Civil, no destacamento da Polícia Militar e n o Detransede. A previsão é que o serviço de monitoramento das câmeras ficará sob responsabilidade do Detransede, mas o acesso as gravações será limitado apenas as polícias Civil e Militar.

O levantamento foi feito em parceria com o Detransede, que ajudou a apontar os locais adequados para receberem os equipamentos, com o objetivo de combater crimes, mas também ajudar no controle do trânsito e na preservação do patrimônio público.

O delegado da Polícia Civil, Marcus Vinícius Sebastião, avalia que é um grande passo que o município vai dar com a instalação dos equipamentos, “não vai resolver cem por cento, mas vai coibir e nos auxiliar no combate ao crime, é importante que a população entenda que vamos ganhar uma importante ferramenta para auxiliar nas investigações, mas seguimos limitados devido a falta de efetivo”, comenta o delegado.

O prefeito Osmar Blum (PSD) comentou que os recursos para a instalação dos equipamentos já foram garantidos pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães, por meio de emenda parlamentar junto ao Governo do Estado.”Agora vamos apresentar o estudo técnico para o Estado”, disse Blum.

Participaram da reunião, o comandante da 3ª Companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar, 1° Tenente Leandro de Azevedo Thereza, o responsável pelo Destacamento da PM em Carambeí, Sargento Marçal, o presidente da Câmara de Vereadores, Diego Macedo (PSD) e os vereadores Lourival Iaros (PSD) e João Penteado (DEM).