Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Programa Descarte Certo da Capal já coletou 9,2 toneladas de resíduos em 2023

Iniciativa ambiental é ofertada gratuitamente aos pecuaristas atendidos por todas as unidades da cooperativa

Programa Descarte Certo da Capal já coletou 9,2 toneladas de resíduos em 2023
(Foto: Divulgação/PMA)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Com o objetivo de auxiliar os produtores no gerenciamento de resíduos sólidos em suas propriedades, a Capal Cooperativa Agroindustrial oferece gratuitamente aos cooperados de todas as unidades o serviço do Programa Descarte Certo, que consiste na coleta e destinação de resíduos veterinários.


O programa é exclusivo para a coleta de materiais relacionados à saúde animal, como luvas, pipetas, botas descartáveis, frascos de vacina, embalagens e medicamentos, agulhas e seringas. Por meio das normativas, esses resíduos são classificados em três grupos: Biológicos (grupo A), Químicos (grupo B) e Perfurocortantes (grupo E). Uma das responsabilidade dos cooperados é conhecer essas classificações, segregar o material por classe e entregar os resíduos nos pontos de coleta informados pela cooperativa.


Em 2023, foram descartados aproximadamente 10 toneladas de resíduos ligados à atividade pecuária. Desde a implantação do Programa Descarte Certo na cooperativa, em 2014, foram coletadas mais de 167 toneladas.


A engenheira ambiental Ana Carla Rosgoski afirma que o trabalho de logística reversa ofertado pela Capal foi amplamente aderido pelos cooperados. Isso porque garante a possibilidade de realizar o gerenciamento correto dos resíduos em suas propriedades, e com isso, o produtor consegue realizar uma atividade mais segura, deixando de trazer prejuízos ao meio ambiente e até mesmo de receber autuações pelo descarte incorreto desses resíduos. "Frequentemente fazemos treinamentos e capacitações com os produtores e seus funcionários, reforçando as orientações de como fazer a separação dos resíduos na propriedade até a realização da coleta pelo Descarte Certo", ressalta.


Neste ano, a periodicidade das coletas do programa foi expandida no Paraná, passando de semestral para quadrimestral. "Observamos a necessidade de realizarmos as coletas em um período menor do que vinha ocorrendo porque muitos novos produtores vêm aderindo ao programa, outros aumentaram a produção, mas o principal motivo é diminuir o período de armazenamento temporário desses resíduos em suas propriedades, tendo em vista o grau de periculosidade que os mesmos apresentam", informa Ana Carla. Nas unidades de São Paulo, proporcional à demanda, a coleta que ocorria anualmente passou a ser semestral.


A Capal possui contrato com uma empresa terceirizada, responsável pela coleta e destinação dos resíduos veterinários. Os materiais descartados passam por uma segunda triagem, e depois são encaminhados para aterros industriais, autoclave e/ou para a incineração, seguindo os protocolos dos órgãos ambientais competentes.

Compartilhe:

Leia também

Cooperativas recebem homenagem na Câmara Municipal de Arapoti (PR)
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Programa Descarte Certo da Capal já coletou 9,2 toneladas de resíduos em 2023 | Correio dos Campos