Correio dos Campos

Semana de Compliance: CAPAL reforça código de conduta e boas práticas no trabalho

9 de dezembro de 2022 às 09:39
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Capal Cooperativa Agroindustrial reuniu aproximadamente 700 funcionários para participar das atividades internas da 1ª Semana de Compliance promovida pela cooperativa. Em cinco dias de programação, colaboradores de diversos departamentos receberam treinamentos e orientações sobre o papel de cada um, os regulamentos e objetivos para atender o compromisso da cooperativa, que é manter a ética, a integridade e a transparência em todos os relacionamentos e tomadas de decisões.

Além do quadro de funcionários, também participaram membros da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da cooperativa.

Vanessa Baniski, coordenadora de Auditoria, Riscos e Compliance, destaca que o evento foi importante para divulgar a conduta que a Capal espera de seus funcionários. “Com uma linguagem didática e acessível, a Semana de Compliance superou as expectativas e teve um engajamento muito expressivo por parte dos colaboradores”, avalia Vanessa, que enfatiza as iniciativas já realizadas pelo departamento, como a criação do guia de Gestão de Riscos, do Canal de Denúncias e a implementação de políticas corporativas.

A 1ª Semana de Compliance contou com atividades presenciais na matriz de Arapoti/PR e teve transmissão online para as demais unidades da Capal. Na programação, teve palestras, quatro painéis online com temas relevantes, nomeação de 60 embaixadores para disseminar as propostas do Compliance, intervenções nas unidades do Paraná e de São Paulo e o lançamento do novo Código de Conduta da cooperativa, que pode ser acessado no site capal.coop.br.

Gláucio Barros, auditor interno que integrou a equipe de organização da Semana de Compliance, comemora os resultados do evento. “A nossa percepção é a alegria de cada participante por estar contribuindo com algo novo e que, ao final, deu tudo certo, foi muito bem recebido e gerou grande satisfação para todos os envolvidos”, declara.

Para Vanessa, o mercado exige que o modelo de Governança Corporativa apresente uma estrutura de regras, regulamentos e práticas bem definidas. “ Acredito que este é um novo momento para a Capal, e a Semana foi primordial para mostrar que nós todos, inclusive a diretoria e os membros dos Conselhos, estamos engajados em trabalhar para continuarmos sendo um modelo de exemplo para as empresas cooperativistas”, finaliza.