CAPAL realiza mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho
COM ASSESSORIAS – Com o objetivo de promover a segurança no trabalho desempenhado nas unidades da cooperativa, a Capal Cooperativa Agroindustrial realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). Colaboradores de sete filiais (Arapoti, Curiúva, Wenceslau Braz, Pinhalão, Itararé, Taquarivaí e Taquarituba) participaram do evento, cuja programação integrou palestras informativas, gameshow e atividades interativas com o quadro de funcionários.
A palestra principal, com o tema “Mirar na Segurança é Acertar na Vida”, foi ministrada pelo psicólogo Geraldo Fialho. O palestrante passou pelas unidades ao longo da semana de 22 a 26 de agosto, fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância de se adotar atitudes e comportamentos seguros no exercício do trabalho, abordando o impacto da saúde emocional na prevenção de acidentes. Também foi realizada uma dinâmica com os participantes para ressaltar os valores de segurança.
No segundo dia da SIPAT na matriz da Capal em Arapoti (PR), foi apresentado o “SeguraMente”, pela dupla de psicólogos chamada “Os Mentalistas”. Os profissionais usam técnicas de leitura facial e associação de palavras para “adivinhar” o que os participantes estão pensando. O principal tema trabalhado foi a execução das tarefas diárias com atenção para a consolidação de hábitos seguros.
No terceiro dia, a atividade em Arapoti foi comandada por Orlando Brasil e o elenco da companhia Fábrica Teatral. Os atores fizeram o “Show da Prevenção”, apresentando paródias de músicas com alerta para a prevenção de acidentes, além de uma gincana que envolveu todos os participantes com questões sobre segurança do trabalho.
O técnico de Segurança do Trabalho Rogério Soares acompanhou os encontros e afirma que as diferentes maneiras de falar sobre segurança do trabalho resultou um engajamento satisfatório do público. “Tivemos uma participação ativa dos colaboradores. Alguns se interessam mais pelas palestras, outros fixam mais o conteúdo a partir dos jogos e interações. No fim, contemplamos todas as faixas etárias e a informação foi repassada com clareza”, comenta.
A coordenadora de Recursos Humanos da Capal, Eliane Andreani, pontua que os resultados da SIPAT permanecem com o passar do tempo. “Sempre buscamos ressaltar a importância de cada colaborador considerar a segurança como um valor, pois, assim, ele irá se cuidar e cuidar do outro. Precisamos desse espírito coletivo porque, desta forma, contribui para a mudança de comportamento de todos em relação à prevenção.”