Correio dos Campos

Qualicis entra em nova fase na região

15 de agosto de 2022 às 14:23
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná (Qualicis) segue novas fases na região. Por aqui, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) atua em duas linhas, uma abrangendo os municípios da 3ª Regional de Saúde e outra os da 21ª. “Teremos uma equipe para atuar com as Linhas de Cuidado no ambulatório de Ponta Grossa e outra no de Telêmaco Borba”, esclarece a diretora, Pâmella Costa.

A 21ª Regional de Saúde realizou assinatura do convênio durante esta semana junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Após assinatura, realizamos reunião com o Núcleo de Descentralização do SUS (NDS) para alinhar as primeiras tratativas”, contou Pâmella, adiantando que o Grupo de Trabalho Consultivo (GTC) deve iniciar debates para a organização do processo de trabalho nos sete municípios de abrangência.

Na 3ª Regional, o convênio já havia sido assinado no mês de junho. “Recebemos, na última segunda-feira, dia 8, a primeira avaliação do Programa já que iniciamos o mapeamento da territorialização da região de saúde”, explica. Com este mapeamento foi possível ao ambulatório o conhecimento do público alvo, bem como o conhecimento dos serviços da atenção primária, secundária e terciária ofertada nos 12 municípios.

Para o início do atendimento nos próximos meses (o Consórcio está em fase de licitação de equipes para o atendimento no ambulatório de Ponta Grossa), o CimSaúde realizou a implantação do serviço de Ouvidoria. “A população poderá utilizar deste canal para reclamações ou sugestões. A ideia é sempre contar com feedback para acompanhamento e melhoria do Programa”, adianta a diretora.

O Qualicis prevê duas avaliações semestrais, sendo uma realizada no mês de fevereiro e outra em agosto. Este ‘monitoramento’ segue a Resolução 1419 e 1420 da Sesa sobre o processo avaliativo, com a instituição de Comissões Estaduais e Regionais de acompanhamento e avaliação do Programa destinado aos Consórcios que gerenciam os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs). A comissão de avaliação do CimSaúde é formada por membros da 3ª Regional, do CimSaúde, de gestores de saúde da região e Conselho Municipal de Saúde.