Correio dos Campos

3ª Regional realiza workshop do PlanificaSUS

28 de junho de 2022 às 09:18
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde do Paraná estão passando por nova capacitação do PlanificaSUS, programa de educação permanente, que visa organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Rede de Saúde, com foco nas necessidades de saúde dos usuários. Com início na última semana, os agentes estão participando de workshops para falar sobre a implantação das Unidades ‘Vitrine’ e ‘Laboratório’ do programa. Tutora da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), a enfermeira Sabrina Dátola, participou do processo. “Tutores de cada um dos 12 municípios estiveram reunidos. Junto com suas equipes da unidade de saúde, participaram de uma oficina geral para esclarecimentos do Programa”, explica.

O CimSaúde está em processo de capacitação, já que também contará com equipe do Programa. “O Consórcio está apoiando a implementação do Planifica. Como Atenção Secundária, temos o maior interesse na integração dos trabalhos, deste a Atenção Básica até a Hospitalar para melhorar o atendimento direto dos pacientes”, esclarece a diretora do Cimsaúde, Pâmella Costa. “Estamos nos capacitando desde já para poder acolher a equipe”, acrescenta Sabrina.

Na 3ª Regional, a Unidade Básica de Saúde escolhida para ser a “Vitrine” foi a “Ottoniel Pimentel dos Santos”, localizada na região da Cipa, em Ponta Grossa. “Já as Unidades ‘Laboratório’ contabilizam onze na região, sendo uma em cada município”, conta a tutora Sabrina.

A diretora do Consórcio foi uma das palestrantes da Oficina prática, realizada na Unidade Vitrine em Ponta Grossa. “Apresentei o CimSaúde, Qualifica e PlanificaSUS”, conta Pâmella.

No último dia 8 de junho, foi realizada oficina teórica com os tutores do Planifica na Regional (regionais, municipais e AAE), além das equipes das Unidades Básicas. “Hoje foi realizado o workshop que abrangeu as equipes, e amanhã a oficina será prática, para as tutoras”, antecipa a enfermeira.