Correio dos Campos

CimSaúde e Sesa debatem novo convênio

3 de junho de 2022 às 08:49

COM ASSESSORIAS – Para tratar sobre o início do Qualicis, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na manhã desta quarta-feira reunião com Consórcios Intermunicipais e Regionais de Saúde. Em fase de início de atividades, equipes técnicas debateram a documentação de referência, legislações e as resoluções do Programa de Qualificação dos Consórcios. “Estamos finalizando a tramitação do convênio aqui na região, tanto na 3ª quanto na 21ª Regional de Saúde”, explica a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (Cimsaúde), Pâmella Costa, prevendo o início do Qualicis nos próximos meses.

A assinatura do Convênio com a Sesa junto à 3º Regional de Saúde já foi assinado. “No momento estamos aguardando a assinatura da 21º Regional, que está em fase de finalização, e o repasse da primeira parcela para os municípios que tem como polo Ponta Grossa para o início das atividades”, esclarece Pâmella.

O mapeamento do território regional, bem como a formação dos Grupos de Trabalho foram apresentados por técnicos da Sesa. Com sede em Ponta Grossa e duas subsedes, uma em Telêmaco Borba e outra em Castro, o CimSaúde deve apontar as unidades ambulatoriais, a abrangência e o deslocamento necessário dos pacientes para as consultas e exames especializados.

Além disso, as novas legislações estiveram na pauta. “Tivemos várias adequações no período da pandemia, portanto temos que adequá-las para o atendimento em nossos ambulatórios de especialidades”, conta a diretora, destacando que a intenção é instrumentar os Consórcios para que as Linhas de Cuidado do Qualicis possam ser implantadas de maneira correta.