Correio dos Campos

Paraná reativa plataforma digital doada pela techtools health para atender estudantes e servidores das Universidades Estaduais

23 de maio de 2022 às 13:22
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

COM ASSESSORIAS – O Saúde Online PR, plataforma digital doada pela techtools health para auxiliar o Governo do Estado do Paraná no enfrentamento à pandemia, foi reativado e, desta vez, sua finalidade será o acolhimento psicológico e atendimento de servidores, efetivos ou não, e estudantes de sete universidades estaduais paranaenses. A expectativa é que sejam assistidos mais de 100 mil alunos e 6 mil servidores, efetivos ou não.

“Acreditamos que a telessaúde é uma ferramenta fundamental para podermos abraçar os profissionais e os estudantes das universidades estaduais que ainda estão em um momento delicado, tanto com o risco de continuidade da Covid-19, quanto pelos riscos de saúde mental que podem decorrer dessa pandemia”, afirmou o CEO da techtools health, Vicente Di Cunto.

Os funcionários e estudantes poderão acessar a solução digital por um aplicativo instalado no smartphone. Poderão ser selecionadas duas opções de atendimento: no caso de suspeita de Covid, o primeiro passo é a realização de uma triagem por meio de um formulário com perguntas que avaliarão o quadro clínico do usuário. Após esta etapa, um médico estará disponível para uma consulta virtual, caso seja identificada suspeita de complicação respiratória. Outra opção é que os funcionários e estudantes possam selecionar diretamente a opção Acolhimento Psicológico, para dar sequência em atendimentos com profissionais da área focado na saúde mental.

A possibilidade de emissão de receitas e atestados eletrônicos, com Certificação Digital, complementa a assistência. Após cada diagnóstico expedido na teleconsulta, os profissionais terão a facilidade de prescrever a medicação adequada, caso necessário, e emitir um atestado de afastamento por tempo determinado. A plataforma envia toda a documentação por e-mail. A ferramenta permite que toda a jornada do paciente seja monitorada digitalmente.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Aldo Nelson Bona, explicou que as equipes de atendimento da plataforma serão ampliadas de acordo com a demanda, de modo a garantir um serviço de saúde de qualidade à população. “A pandemia nos colocou frente a frente com a techtools health, que tem sido uma parceira de primeira hora para tantas e tantas ações”.

O projeto implementado no Estado do Paraná possibilitará a expansão para demais áreas do cuidado como consultas de enfermagem e nutrição.

O Saúde Online PR já foi utilizado pelo governo paranaense entre novembro de 2020 e agosto de 2021, e ficou disponível para os 11 milhões de habitantes do Estado. Os profissionais da saúde que utilizaram a plataforma receberam uma avaliação NPS (Net Promoter Score) de 97%, indicando alto nível de satisfação dos usuários.