Correio dos Campos

21ª Regional debate serviços e Linha Prioritária

16 de março de 2022 às 14:29
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O debate sobre como melhorar os serviços de saúde ocorreram na 21ª Regional de Saúde na última semana. Equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) esteve no município de Telêmaco Borba na sexta-feira, onde participou de encontros do Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde (Cresems) e da Comissão Intergestores Regional (CIR). “Nossos encontros sempre têm como foco a melhoria dos serviços, que deve ser contínua”, esclarece a diretora do Consórcio, Pâmella Costa.

O Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná (Qualicis) esteve na pauta em ambas as reuniões. “O Consórcio está na fase de organização estrutural para a sua implantação”, conta Pâmella. Outro tema abordado foi a Ficha de Programação Orçamentária (FPO) nos municípios. “Neste momento estamos objetivando a busca por prestador de serviço na área de oftalmologia em Ponta Grossa”, aponta a diretora, falando da demanda reprimida nas Regionais onde atua.

A reunião da CIR abordou ainda a Linha Prioritária que deve ser trabalhada na 21ª Regional de Saúde após implantação do Qualicis. “Todas as Linhas serão trabalhadas, mas o PlanificaSUS prevê uma linha que seja a prioritária”, explica Pâmella.

Conforme o chefe da 21ª Regional, Cleverson Soares, a Linha de Cuidado de Saúde Mental deve ser a prioritária por lá. “Esta é uma Linha que ainda não está estruturada nos municípios, portanto iremos priorizá-la para que seja eficiente”, esclarece, citando que os Centros de Atenção Psicossocial e as equipes multiprofissionais devem ser capacitadas.

Para isso, serão realizados workshops para secretários, regional, consórcio, atenção especializada e equipes de saúde dos municípios nos próximos dias 22 e 23 de março em Telêmaco Borba e também em Ponta Grossa.