Correio dos Campos

Campos Gerais revisa participação de municípios no turismo

Prefeituras podem formalizar interesse em fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro até 10 de fevereiro
12 de janeiro de 2022 às 11:01
(Foto: Rodolfo BUHRER/ La Imagem)

COM ASSESSORIAS – Os municípios dos Campos Gerais poderão pleitear sua permanência ou inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, principal instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo e do Governo do Estado no desenvolvimento das políticas públicas do setor. Para fazer parte são exigidos critérios, como possuir órgão e conselho municipal de turismo atuante e ser integrante de uma região turística. O prazo para envio da documentação comprobatória à instância de governança regional de turismo é de 14 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022.

Além dos critérios estipulados pela Portaria Federal, a Paraná Turismo, estabeleceu como exigência complementar, a necessidade de vinculação formal às organizações credenciadas como Instâncias de Governanças Regionais – IGRs, sendo a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais a IGR da região.

Wagnilda Minasi, presidente da Adetur Campos Gerais entende que cada município tem suas prioridades e seu momento. “É importante que os gestores municipais que acreditam e que querem investir no desenvolvimento do turismo incluam suas cidades no Mapa do Turismo Brasileiro para que estas possam ser contempladas por políticas públicas e programas federais e estaduais além de poderem participar de ações regionais de fomento a atividade”, afirma.

Segundo Minasi, a Adetur Campos Gerais orienta e auxilia as prefeituras da região no processo de inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 42 99103-1399 ou pelo e-mail [email protected].

O novo Mapa será divulgado em 16 de março. Após essa data, a inclusão dos municípios seguirá outro cronograma