Correio dos Campos

Beto Preto diz que não é por vontade própria que idosos deixam de tomar 2ª dose da vacina: ‘Falta alguém para lembrar’

8 de julho de 2021 às 10:09
(Foto: Vitoria Mikaelli/Prefeitura de Guararema)

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (7), afirmou que não é por vontade própria que os idosos estão deixando de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, mas porque não se lembram ou não tem como irem sozinhos ao local de imunização.

“Às vezes faltou alguém para lembrar, faltou algum familiar para levar. Então, tudo isso faz parte de um contexto pouco humanitário, fraternal. É um assunto que tem chamado a atenção. O vírus, insisto, continua circulando de maneira livre, comunitária, franca, só vamos vencê-lo se entendermos isso e fazer toda a proteção necessária”, disse ele.

A segunda dose garante a eficácia da vacina. As vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. Apenas o imunizante da farmacêutica Janssen que é de aplicação única.

Segundo Beto Preto, a vacina não protege só quem recebe a dose, mas também cria uma barreira na comunidade, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

“Você acaba dando oportunidade de o vírus encontrar o cidadão que não está completamente imunizado. E nós temos no dia a dia diversos casos de pessoas que tomaram a primeira dose e adoeceram, não estavam ainda com todo o escudo imunológico montado, formado. A imunidade do seu organismo não estava completamente consolidada e o resultado está aí. Vacinar é um ato de amor, ato de solidariedade humana”.

O secretário de Saúde afirmou que Governo do Paraná fará buscas, juntos aos municípios, por pessoas que estão na vez e não foram imunizadas completamente.

Até a tarde desta quarta-feira, o Paraná aplicou 6.097.075 vacinas contra a Covid-19. Foram 4.666.514 primeiras doses, 1.366.049 segundas doses e 64.512 doses únicas.

Escolha de vacina

Beto Preto também pontuou o erro de algumas pessoas em querer escolher a marca do imunizante quando vão tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Segundo ele, nos meses de fevereiro e março deste ano, quando houve uma elevação no número de casos no Paraná, 65% dos pacientes que estavam ocupando leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tinham mais de 60 anos.

Na média dos primeiros sete dias do mês de julho, esse número caiu para 27%.

“Ou seja, a maioria das pessoas que tomou vacina acima de 60 anos tomou dose de Coronavac, que as pessoas falam que tem um pouco menos de eficiência. E olha só o resultado positivo da vacinação. Hoje nós temos muito mais cidadãos paranaenses com idade menor ocupando leitos de UTI, com menos de 60 anos, do que efetivamente cidadãos com mais de 60 anos de idade”.

O secretário explicou que, nesta situação epidêmica, a vacinação não é apenas uma proteção individual, mas também serve para que a transmissão diminua.

“Então essa questão dos ‘sommeliers’, eu lamento que eventualmente nós tenhamos esse tipo de pensamento. Com o advento da marcha da vacinação acontecendo, fatalmente nós vamos diminuir a circulação do vírus. Diminuindo a circulação do vírus, todas as vacinas têm aumento comprovado na eficácia e na eficiência. Esqueçam isso de saber a marca, vamos vacinar, qualquer dose é importante”, reforçou.

Número de leitos

Na segunda-feira (5), pela primeira vez em mais de quatro meses, caiu para menos de 90% a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta exclusivos para tratamento de Covid-19. Na terça, caiu para 87%. Nesta quarta, está em 86%.

Contudo, apesar da queda nos números, o secretário afirmou que mantém 5 mil leitos ativos, sendo 2 mil de UTI e 3 mil de enfermaria.

“No decorrer dos próximos dias, com a diminuição mais ostensiva desse número de ocupação, talvez alguns leitos possam começar a ser revertidos para a rede geral do SUS ou desmontados. Nós estamos fazendo o esforço de permanecer com os leitos sob nossa responsabilidade um pouco mais para verificar se não teremos nos próximos dias uma nova elevação do número de casos. É uma observação diária, do cotidiano, do quantitativo de leitos ocupados, medicamentos disponíveis, equipes de profissionais de saúde disponíveis. Tudo isso a gente leva em conta”.

Confira, abaixo, a taxa de ocupação de leitos hospitalares SUS exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 no estado:

  • 86% dos 2.007 leitos de UTI adulta
  • 50% dos 2.924 leitos de enfermaria adulta
  • 18% dos 22 leitos de UTI pediátrica
  • 56% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica

Fonte: G1