Correio dos Campos

Após início da vacinação na população em geral, Paraná atualiza plano de enfrentamento à Covid-19

São, ao todo, 8.736.014 paranaenses aptos a receberam os imunizantes. Desses, 3.397.386 já receberam ao menos uma dose e 1.269.791 estão totalmente imunizados.
16 de junho de 2021 às 14:38
(Foto: SESA)
A Secretaria de Estado da Saúde atualizou o Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 nesta quarta-feira (16). O Paraná incluiu a população geral de 18 a 59 anos, cujo calendário de imunização já foi apresentado, e atualizou a estimativa populacional dos grupos prioritários, que somam agora 4.931.989 pessoas.

São, ao todo, 8.736.014 paranaenses aptos a receberam os imunizantes. Desses, 3.397.386 já receberam ao menos uma dose e 1.269.791 estão totalmente imunizados. Cerca de 68,8% do grupo prioritário e 31,9% da população em geral já foram imunizados ao menos com a D1.

“Desde o início da vacinação contra o coronavírus, o Paraná tem buscado atualizações com o objetivo de incluir todas as pessoas que possuem prioridade, dentro das estimativas do Ministério da Saúde, possibilitando recebimento de vacinas compatíveis com a população do Estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Secretaria encaminhará a nova versão do documento para o Ministério da Saúde, para que seja realizado o ajuste da estimativa populacional do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

POPULAÇÃO GERAL – Segundo a atualização, a estimativa é de que o Paraná tenha 8.736.014 pessoas acima de 18 anos que devem receber pelo menos a primeira dose da vacina até 30 de setembro, conforme o calendário de vacinação divulgado pelo Governo do Estado. A vacinação deve acontecer em ordem decrescente, sucessiva e concomitante com a imunização dos grupos prioritários.

GRUPOS PRIORITÁRIOS – Com o novo Plano o grupo prioritário passa a contar com 4.931.989 pessoas, subdivididas em 30 categorias. A última inclusão foi de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. De acordo com o Vacinômetro do governo federal, todos já contabilizam aplicações.

No Paraná, a estratégia de vacinação adotada segue as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com prioridade para grupos pré-definidos. Sua operacionalização se dá em etapas e fases, conforme bases técnicas, científicas, logísticas e epidemiológicas, estabelecidas nacionalmente.

Esta é a 6ª edição do Plano Estadual. A primeira foi publicada em janeiro, diante da iminência da vacinação, com 4.049.801 pessoas elencadas nos grupos prioritários. Desde então o Paraná já incluiu diversas orientações e atualizações no documento. Dentre elas, destacam-se a inclusão da vacina da Pfizer, antecipação do grupo de forças de segurança e salvamento e forças armadas e trabalhadores da educação do ensino básico.

Nesta nova versão foi incluído a vacina da Janssen como imunizante a ser utilizado no Paraná nos próximos dias. Também foram atualizadas as informações sobre vacinação de profissionais de saúde, incluindo todos os profissionais da área com registro em seus respectivos Conselhos de Classe. A vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades também foi incluída.

Confira a nova versão do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19.

Fonte: AEN/PR