Correio dos Campos

Paraná distribui 37.440 doses de vacina contra Covid-19 da Pfizer para 21 municípios

As doses integram a 21ª remessa de vacinas do Ministério da Saúde, e são destinadas aos grupos prioritários de comorbidades e pessoas com deficiência
31 de maio de 2021 às 14:11
(Foto: José Fernando Ogura/AEN)
O Paraná distribuiu nesta segunda-feira (31) 37.440 doses da vacina contra Covid-19 produzida pela Pfizer/BioNTech a 21 municípios do Paraná. Destes, doze recebem o imunizante da farmacêutica norte-americana pela primeira vez. A ação faz parte de uma estratégia de descentralização das vacinas para o Interior do Estado.

Os municípios contemplados pela distribuição são Araucária, Campo Largo, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Toledo e Telêmaco Borba. Com isso, a vacina chega a 17 das 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Quatro regionais recebem os lotes por via terrestre, saindo do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar): Curitiba e RMC, Ponta Grossa, União da Vitória e Telêmaco Borba. As demais regionais receberão as doses por via aérea, partindo do Aeroporto Bacacheri. São elas Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho. Veja a distribuição de doses por município.

As doses integram a 21ª remessa de vacinas do Ministério da Saúde, e são destinadas aos grupos prioritários de comorbidades e pessoas com deficiência.

“Nossas equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição de vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentraliza as doses para o maior número de cidades possível. Graças à estrutura organizada e robusta do Paraná, temos conseguido distribuir cada vez mais doses para diferentes municípios do Estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

LOGÍSTICA – A distribuição dos imunizantes da Pfizer/BioNTech é mais limitada por conta de suas especificidades técnicas para armazenamento. Para ser guardado por até seis meses, ele deve estar resfriado a -70°C, temperatura atingida apenas por freezers de alta performance.

A vacina tem validade de 31 dias de 2ºC a 8ºC – mesma temperatura das demais vacinas -, o que cria uma janela de tempo para sua distribuição e aplicação em locais que não possuam os freezers ultracongelantes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na sexta-feira (28) as novas condições de conservação e armazenamento para a vacina. A orientação anterior era de cinco dias.

VACINÔMETRO – Até esta segunda-feira (31), o Paraná aplicou 3.685.095 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 2.512.993 são primeiras doses, o que corresponde a 52,2% das 4.812.142 pessoas estimadas nos 28 grupos prioritários e a 22,53% da população paranaense.

Também foram administradas 1.172.102 segundas doses, que completam o ciclo vacinal dos cidadãos. O número é equivalente a 24,3% dos grupos prioritários e a 10,96% dos paranaenses.

Fonte: AEN/PR