Correio dos Campos

Saúde incentiva a doação de leite materno durante a pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde celebra nesta quarta-feira (19) o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Será realizada na próxima sexta-feira (21) uma transmissão ao vivo sobre o tema. Mesmo nessa época de pandemia e de isolamento social, a Saúde observou que a solidariedade está prevalecendo no Paraná.
19 de maio de 2021 às 14:58
(Foto: Pedro Ribas/Arquivo AEN)
A Secretaria de Estado da Saúde celebra nesta quarta-feira (19) o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Em alusão à Semana Estadual de Doação de Leite Humano, será realizada na próxima sexta-feira (21) uma transmissão ao vivo com a temática “Doação de Leite Humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”. O evento destaca os desafios da amamentação para mães e bebês em meio à pandemia da Covid-19.

Mesmo nessa época de pandemia e de isolamento social, a Saúde observou que a solidariedade está prevalecendo no Paraná. “O leite materno é o melhor e mais completo alimento para os bebês, tem inúmeros fatores imunológicos que protegem a criança contra infecções. A doação representa amor e as mães que participam desta ação merecem nosso respeito e admiração, principalmente diante deste momento tão crítico em que vivemos”, afirma o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O Paraná conta com 13 Bancos de Leite Humano e 18 Postos de Coleta. Em 2020, estes pontos coletaram cerca de 26 mil litros de leite, porém essa quantidade ainda é insuficiente para atender a demanda de todas as Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) do Estado, o que reforça a necessidade de ampliar as doações.

Toda mulher lactante saudável e sem contato domiciliar com pessoa com síndrome gripal é uma doadora potencial de leite humano. Para uma doação segura, além de seguir a Nota Técnica 5/2020 do Ministério da Saúde, que apresenta as condutas para a doação de leite materno, a Sesa publicou no início da pandemia a Nota Orientativa 9/2020-SESA/PR, que apresenta orientações às equipes e profissionais sobre linha de cuidado materno infantil durante a emergência em saúde pública pela Covid-19.

“O aleitamento materno é prioridade na saúde. Desenvolvemos estratégias importantes para a promoção da amamentação e, mesmo durante a pandemia, a prática continua sendo incentivada e recomendada. Estamos tomando todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus”, enfatiza a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

SENSIBILIZAÇÃO – Como parte da campanha, a Sesa pede auxílio aos profissionais de saúde que atendem gestantes e lactantes quanto à sensibilização dessas mulheres para a doação de leite humano.

A doação de qualquer quantidade de leite materno pode ajudar a salvar vidas e proporcionar uma melhor recuperação dos bebês internados em unidades de tratamento intensivo neonatais. Toda doação, independentemente da quantidade, pode fazer a diferença na vida de diversos bebês.

COMO DOAR – Para realizar a doação, é preciso entrar em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta mais próximo da residência. Para saber a localização dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta do Estado acesse: rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs.

Os Bancos de Leite Humano são serviços especializados criados para qualificar a assistência neonatal e contribuir para a redução da mortalidade infantil. Realizam a coleta e processamento do leite humano com rigoroso controle de qualidade e distribuem para bebês prematuros e de baixo peso de acordo com as necessidades de cada recém-nascido. Além disso, oferecem atendimento de orientação, manejo e apoio à amamentação.

LIVE – O evento virtual acontecerá no dia 21 de maio, das 9h30 às 11h30, e será transmitido no YouTube da Escola de Saúde Pública do Paraná pelo link www.youtube.com/c/EspprVirtual.

Fonte: AEN/PR