Correio dos Campos

Educação municipal avança com investimentos de 8,4 milhões

26 de fevereiro de 2019 às 16:19
(Fotos: Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Para melhorar a infraestrutura da educação, a Prefeitura de Castro vai dar continuidade às obras de reforma e ampliação de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Em 2018 a administração municipal investiu R$ 6,2 milhões com recursos próprios, estaduais e federais em obras e aquisição de equipamentos para levar mais conforto e qualidade aos alunos da rede municipal. As escolas Elsa Macedo, Vicente Machado, Guararema e CMEI João Paulo II receberam obras de reforma e ampliação. Os serviços de pintura contemplaram as escolas Dr. Jahyr Lopes, Lourival Leite de Carvalho, Estação do Tronco e CMEI Cavalinho de Pau. O Jardim Alvorada ganhou a escola Marilda da Fonseca Fadel.

Nas escolas Dr. Linneu Madureira Novaes, Bernardo Litzinger, José Nery Carneiro de Nápoli e no almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação as obras estão em fase de conclusão.

Para incentivar a prática esportiva foram construídas cinco quadras poliesportivas contemplando as escolas Santo Lazarini da Silva, Lourival Leite de Carvalho, Estação do Tronco, Guararema e Dalila Ayres.
A compra de equipamentos como computadores, parquinhos, televisões e mobiliário reforçou o atendimento aos estudantes.
A Prefeitura também entregou uniformes para todos os alunos da rede municipal.

Mais

Para este ano estão previstas mais obras com investimentos de R$ 2,2 milhões com recursos próprios e dos governos estadual e federal. A nova escola construída no Jardim Alvorada, Marilda da Fonseca Fadel, vai ganhar um bloco para educação infantil e refeitório. Na Dalila Ayres será construído um refeitório e os banheiros serão reformados. Outra estabelecimento que ganhará refeitório é a Escola Municipal do Campo de Tanque Grande. O CMEI Professora Elizabet Kugler será contemplado com ampliação de salas e construção de um refeitório. Também serão ampliadas salas no CMEI Professora Leda Maria Torres Pereira, e o Jardim Baily ganhará um Centro de Educação Infantil.

Além dessas obras, serão feitos serviços de pintura nas escolas Tereza Casagrande Sguário, Benedito T. Leal, Santo Lazarini da Silva, São Sebastião, Cercado, São Luiz dos Machados, Elsa Macedo, José Nery Carneiro de Napoli, Vila do Rosário, CMEI Professora Marly Rolim e sede da Secretaria Municipal de Educação.

A Prefeitura vai adquirir ainda três ônibus, mobiliário e material esportivo para escolas e CMEIs, computadores, tablets e livros para os estabelecimentos de ensino e Biblioteca Cidadã.

Já foram entregues este ano mochilas para todos os alunos da rede municipal que em breve também receberão estojos. Para os professores e funcionários serão distribuídas pastas.

Capacitação

Os projetos de capacitação abrangeram toda a rede de ensino. A secretaria capacitou de merendeiras e diretores das escolas, com entrega de prêmios do programa “Cozinhas que Brilham” que reconhece as profissionais que realizam adequadamente as boas práticas de alimentação.

Visando proporcionar a garantia de uma educação de qualidade para os alunos, a secretaria mantém a parceria com a Fundação Lemann e a formação continuada de todos os professores, assim como dos gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos também integra o calendário da rede municipal.

Projetos educacionais de ampliação ao ensino, fomento à leitura e à cultura são desenvolvidos nas escolas com a realização de mostras dos trabalhos feitos pelos professores e alunos, apresentados ainda à comunidade escolar e pais.

O trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais da rede municipal culminou com o avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Castro alcançou o maior índice da região dos Campos Gerais Castro obtendo 6,8 na avaliação para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, superando o índice projetado pelo Ministério da Educação para 2021 que é de 6,5.

Para suprir a demanda de profissionais, a Prefeitura realizou concurso público para a contratação de professores, agentes administrativos e secretários escolares.

Avaliação

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que os recursos aplicados para reforçar a infraestrutura, bem como em capacitação dos profissionais, resultam na melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado. “Temos resultados muito positivos, pois as obras melhoram as condições físicas, proporcionando espaços agradáveis para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais e motivando nossos alunos. A formação continuada tem sido de grande proveito. Prova disso é a nota que alcançamos no IDEB. Todo investimento que a gestão faz na educação visa sempre o desenvolvimento integral da criança para uma aprendizagem significativa e de qualidade”, disse.