Lideranças da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP participam do Programa de Formação Cooperativista

COM ASSESSORIAS – A Sede Regional da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, em Ponta Grossa (PR), foi palco da aula inaugural do Programa de Formação de Líderes Cooperativistas, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). O evento ocorreu no dia 22 de abril e marcou o início de uma jornada de desenvolvimento voltada ao fortalecimento do cooperativismo na região.
Com duas turmas previstas — uma em Ponta Grossa e outra em Curitiba —, o programa irá contemplar 90 participantes ligados à cooperativa em sua área de atuação. Dividido em três módulos (estratégico, comportamental e técnico), o curso totaliza 144 horas de formação e tem como objetivo capacitar lideranças atuais e futuras para atuar de forma ainda mais efetiva em suas comunidades.
Para o presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, Marcio Zwierewicz, a iniciativa reforça um dos pilares da instituição. “Um dos pilares mais valiosos da nossa cooperativa é a governança participativa. Aqui, os associados têm a oportunidade de assumir posições de liderança e ajudar a construir o futuro do Sicredi. Por meio dos coordenadores de núcleo e dos conselhos, abrimos caminhos reais para que nossos membros se envolvam ativamente nas decisões estratégicas, representem suas comunidades e contribuam para o fortalecimento do cooperativismo. E é justamente por acreditar nesse protagonismo que estamos investindo na formação de lideranças, como esse programa que iniciamos. Queremos que nossos líderes estejam cada vez mais preparados para os desafios do presente e do futuro, com conhecimento, visão estratégica e compromisso com os valores cooperativistas. Quando qualificamos nossos líderes, fortalecemos nossa governança, ampliamos nossa representatividade e garantimos que o Sicredi continue sendo uma cooperativa feita por pessoas, para pessoas.”, destaca.
A aula inaugural contou com a participação especial de Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e único conselheiro da América Latina no World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito). Em sua palestra, Manfred destacou a relevância histórica de 2025, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas. “Com o tema ‘Cooperativas constroem um mundo melhor’, colocamos o cooperativismo no centro das atenções globais, reforçando seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa, colaborativa e próspera. Nosso compromisso com esse movimento se expressa na atuação estratégica da cooperativa, no relacionamento próximo com nossos associados e na constante busca por agregar valor às comunidades onde estamos presentes”, afirmou.
A fala do presidente reforçou a importância de iniciativas como o Programa de Formação de Líderes Cooperativistas, que materializa, na prática, o investimento em pessoas como motor do desenvolvimento sustentável e da governança democrática dentro do sistema cooperativo.