Correio dos Campos

Mutirão de ressonâncias magnéticas deve reduzir fila de espera pelo exame em Castro

Mais de 350 pessoas aguardam pelo exame no município. Pelos próximos três meses, ação deve normalizar a espera
17 de fevereiro de 2025 às 15:31
Pacientes aguardavam até seis meses para fazer o exame. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Castro iniciou um mutirão de ressonâncias magnéticas no último sábado (15). Ao todo, foram atendidas 30 pessoas e a expectativa é atender mais 70 pacientes nos próximos finais de semana. O objetivo do Município é reduzir a fila de espera que tem mais de 350 pessoas e com pacientes que chegam a aguardar mais de seis meses pelo exame.

“Quando o médico pede um exame, ele tem uma urgência em ver os resultados. Não adianta eu solicitar uma ressonância e levar meses para receber o resultado. É jogar dinheiro fora. Por isso, eu estou feliz hoje, pois estamos começando a resolver o problema da ressonância magnética, que era a situação mais complicada”, comenta o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso.

O secretário de Saúde, Matilvani Moreira, explica que o objetivo da gestão é reduzir o tempo de espera pelo exame. “Nós recebemos uma quantidade enorme de exames de ressonâncias represados na Secretaria de Saúde, ao redor de 350 exames. A esperança nossa é que em três meses essa fila diminua para um tempo aceitável”.

Matilvani destaca que os mutirões eram uma tradição em Castro e no Brasil e a intenção é retomar essa atividade. “Os mutirões eram comuns quando amigos, numa ação solidária e de companheirismo, ajudavam alguém da comunidade a realizar uma grande tarefa e é isso que estamos realizando aqui. Queremos resgatar isso em Castro: solidariedade e companheirismo”.

Humanização da Saúde

Doutor Reinaldo conta que melhorar a saúde, por meio da humanização, é um dos principais objetivos de sua gestão. “Nós estamos realizando, com uma certa rapidez, um dos nossos compromissos de campanha que é a humanização da saúde. Por isso, o Matilvani foi escolhido para o cargo de secretário, pois ele tem a mesma visão da medicina que eu tenho: a visão social, a visão humana e entende o sofrimento das pessoas”.

Aumento no repasse

As ressonâncias magnéticas e outros exames especializados são feitos pela Prefeitura em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde), que recebe um aporte mensal de recursos do Município e contrata clínicas e médicos especializados. Para ampliar a oferta de consultas e o acesso da população a esses exames de média e alta complexidade, a Prefeitura de Castro quase dobrou o valor repassado pelo Município ao Consórcio neste ano. Em 2024, o repasse foi de R$ 876 mil e, em 2025, o valor será de R$ 1.552.113,00, com o decreto assinado em janeiro pelo prefeito Reinaldo Cardoso.

Criado em 2001, o Consórcio é uma instituição pública, intermunicipal, que faz a gestão de serviços na área de saúde como consultas especializadas e exames de auxílio em diagnósticos de média e alta complexidade.