Unidades de Saúde terão nova tecnologia para tratamento de lesões crônicas e agudas
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou nesta sexta-feira (17) a entrega de 50 equipamentos para o tratamento com o Laser de Baixa Intensidade (LBI) nas Unidades de Saúde. A laserterapia, tratamento que já é utilizado com sucesso pelas equipes que realizam o acompanhamento de gestantes e puérperas, agora será ampliado para toda rede de Atenção Primária no município.
Cerca de R$ 100 mil foram investidos na compra dos materiais após a destinação de emendas impositivas dos vereadores Divo, Jairton da Farmácia, Paulo Balansin e Joce Canto, além da ex-vereadora Missionária Adriana.
“Ponta Grossa será uma das poucas cidades do Paraná a contar com essa tecnologia já na Atenção Primária. Quero agradecer aos vereadores pelo importante apoio, que irá qualificar ainda mais o trabalho realizado diariamente pelos nossos profissionais”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.
Durante a entrega, realizada na Unidade Abrahão Federmann (Vila Ana Rita), profissionais de saúde destacaram os avanços propiciados pela laserterapia, como a ajuda na cicatrização de lesões.
“Os novos equipamentos aceleram o processo cicatricial e reduzem fatores de risco para, por exemplo, a aparição ou agravamento de inflamações. O objetivo é auxiliar principalmente no tratamento de lesões crônicas e agudas”, explica Lilian Brandalise, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Experiência positiva
No caso das gestantes, a laserterapia já é realizada em 16 Unidades de Saúde que são referência no atendimento para as futuras mamães no município; para este público, a tecnologia apresenta resultados positivos para auxiliar no tratamento de lesões e fissuras na mama, assim como para puérperas que têm dificuldades na amamentação de seus bebês.