Prefeita Elizabeth anuncia novos secretários
COM ASSESSORIAS – A prefeita reeleita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anunciou nesta segunda-feira (23) os nomes dos novos secretários municipais da Prefeitura de Ponta Grossa, para o próximo exercício, a partir de janeiro de 2025.
Elizabeth parabeniza e agradece todos os dirigentes das pastas pelo trabalho realizado até o momento e declara que algumas mudanças serão importantes para intensificar as ações da gestão e buscar novos resultados para os próximos anos. “Todo o nosso secretariado até aqui teve papel importante em nossas estratégias de trabalho. Agradeço o compromisso que todos tiveram com a população de Ponta Grossa. Para essa próxima gestão, buscamos algumas alterações no quadro, com pessoas de grande qualidade técnica e que certamente irão somar para o desenvolvimento e a mudança que queremos pra Ponta Grossa”, destaca a prefeita. Os novos secretários serão nomeados no dia 1º de janeiro de 2025, durante cerimônia de posse da prefeita Elizabeth Schmidt e do vice-prefeito eleito Pastor Moisés Faria, que será realizada no Cine Teatro Ópera, a partir das 18 horas.
Confira quem são os novos secretários:
Alberto Portugal – Cultura
Arquiteto e Urbanista, bacharel em Artes Visuais, escritor, ator de teatro e artista plástico. Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes e do Centro de Letras do Paraná. Atualmente é coordenador da AMCG Cultura e membro do G7 da Cultura no Paraná. Presidente dos Conselhos Municipais de Política Cultural e do Patrimônio Cultural. Secretário de Cultura de Ponta Grossa (2021-2024).
Camila Calisto Sanches – Família e Desenvolvimento Social
Graduada em Direito, é especialista em Direito de Família e Sucessões, pós-graduanda em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Camila é Presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR – Subseção Ponta Grossa. Possui experiência como mediadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. É coordenadora da Casa da Mulher de Ponta Grossa desde 2022 e pesquisadora com ênfase nos Direitos das Mulheres desde 2019. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Ponta Grossa – gestão 2022/2024.
Carla Martins Kritski – Meio Ambiente
Graduada em Administração de Empresas e Agronomia, possui especialização em Gestão Ambiental e Controle de Qualidade, Comércio Exterior para o Agronegócio, Gestão Ambiental, Mercado e Créditos de Carbono e Licenciamento Ambiental. Secretária Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa (2024).
Claudio Grokoviski – Fazenda
Graduado em Ciências Contábeis e em Administração Pública, com especialização em Contabilidade Pública. Também possui conhecimento sobre Sistema de Controle Interno e Análise e Ideias sobre o Mercado Brasileiro de Parcerias Públio-Privada. Já foi membro de grupos de trabalho da reforma tributária pela Confederação Nacional dos Municípios e subcontrolador de Gestão Administrativa da Prefeitura de Ponta Grossa. Secretário Municipal da Fazenda (2017-2024).
Ede Pimentel – Esportes
Empresário no ramo de eventos, foi eleito vereador em Ponta Grossa para o mandado de 2021 a 2024 e reeleito vereador como terceiro candidato mais votado para o mandato atual. Entre 2023 e 2024, assumiu o cargo de Secretário Municipal de Esportes, onde liderou projetos esportivos voltados para a inclusão e incentivo à prática. Durante seu mandato como secretário, foi presidente do Conselho Municipal de Esportes . É acadêmico de Gestão Pública.
Edgar Hampf – Secretaria Especial de Projetos Estratégicos
Graduado em Psicologia, Jornalismo e Direito, possui vasta experiência como jornalista, em funções já executadas como repórter, redator, editor e assessor de imprensa. Na administração pública, já ocupou a função de assessor especial de Governo, secretário Municipal de Governo, coordenador de Comunicação Social. Também já esteve na coordenação executiva do Procon, foi Secretário Municipal de Turismo e assessor especial de Governo. É chefe de Gabinete da Prefeitura de Ponta Grossa (2021-2024).
Eduardo Marques – Serviços Públicos
Graduado em Administração e Processos Gerenciais e também pós-graduado em Gestão Pública. Possui 11 anos de experiência no setor de obras e infraestrutura da administração pública, com trabalhos realizados nas áreas operacionais, administrativa e financeira. Acumulou experiência administrativa na Companhia Pontagrossense de Serviços e Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa. Secretário Municipal de Serviços Públicos (2020-2024).
Faynara Merege – Indústria, Comércio e Qualificação Profissional
Engenheira Civil, especialista em Políticas Públicas e Gestão, com mais de 10 anos de experiência no setor público. Fundadora do Governa Mais – Soluções Políticas, tem experiência em estratégias de gestão e inovação pública. Já foi coordenadora na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, com atuação também nas esferas municipal e estadual. No Congresso Nacional, desempenhou o papel de Relações Governamentais pelo Instituto Livre Mercado, junto à Frente Parlamentar pelo Livre Mercado – uma das mais influentes do país, dedicada à promoção da liberdade econômica.
Guilherme Rangel – Cidadania e Segurança Pública
Formado em Direito, delegado de Polícia da Polícia Civil do Paraná, possui experiência como delegado de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, analista judiciário do Tribunal Eleitoral do Paraná, foi secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba e também diretor de Tecnologia do Detran/PR. Passou pelas delegacias de furtos e roubos, furtos e roubos de veículos, narcóticos, crimes contra a economia popular e consumidor. Também possui curso na Federal Bureau of Investigation (FBI) e Special Weapons And Tactics (SWAT).
Gustavo Schemim da Matta – Procuradoria Geral do Município
Graduado em Direito e Engenharia de Materiais, é especialista em Direito Tributário, Direito Empresarial e Advocacia Empresarial, e possui experiência como professor na graduação de Direito. Suas áreas de atuação também englobam gestão e advocacia pública, planejamento estratégico, advocacia contenciosa e consultiva, direito empresarial e direito civil e processual civil. Procurador Geral do Município (2021-2024).
Isabele Moro – Administração
Graduada em Gestão Pública e Processos Gerenciais, está cursando Direito e pós-graduação em Administração Pública e Gestão Estratégica. É especialista em Licitações e Contratos, com experiência na Agência Maringaense de Regulação, além das áreas de Qualidade de Atendimento, Promoção e Prevenção em Saúde e Assuntos Comunitários da Prefeitura de Maringá.
Izaltino Cordeiro dos Santos – Agricultura, Pecuária e Abastecimento
É graduado em Medicina Veterinária e também em Geografia. Além disso, possui especialização na área de Agronegócio. Tem experiência em medicina veterinária, com ênfase no setor de medicina veterinária preventiva. Ao longo de sua carreira, atuando principalmente nos seguintes temas: exposição de ovinos, análise sensorial e congresso agropecuário. Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2024).
Joana Darc Panzarini – Educação
Graduada em Pedagogia, com ênfase em Gestão Escolar, pós-graduada na mesma área pela UEPG e especializada em Educação e Gestão pela Fundação Lemann. Com 47 anos de experiência como colaboradora concursada da Prefeitura de Ponta Grossa, destacou-se na administração escolar, coordenação pedagógica e liderança de equipes. Reconhecida por sua dedicação, contribuiu para o desenvolvimento de projetos pedagógicos e o fortalecimento da educação.
Juliano Jaronski – Controladoria Geral do Município
Graduado em Direito, é mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Coimbra. Possui experiência como professor universitário nas áreas de Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Ambiental. Já ocupou os cargos de Assessor Jurídico das Comissões e Assessor Jurídico da Presidência, na Câmara Municipal de Ponta Grossa. Controlador Geral do Município (2022-2024).
Liliam Brandalise – Fundação de Saúde
Ponta-grossense, graduada em Serviço Social e especialista em Sistemas de Gestão de Saúde. Foi diretora da 7ª Regional de Saúde em Pato Branco, presidente da Fundação de Saúde de Pato Branco, membro da equipe da Escola de Saúde Pública em Curitiba. Também foi secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde e secretária executiva da Comissão Intergestora Bipartite. Secretária de Saúde de Pato Branco (2021-2024).
Luiz Henrique Honesko – Infraestrutura e Planejamento
Graduado em Engenharia Civil, possui especialização em Gerenciamento de Obras e está cursando especializações em Engenharia Rodoviária: Concessões de Rodovias e Vias Urbanas e em Infraestrutura Aeroportuária. Possui experiência em infraestrutura rodoviária e vias urbanas, gestão de contratos de obras, planejamento e gestão. Secretário Municipal de Infraestrutura e Planejamento (2022-2024).
Marilei de Fátima Ferreira Gonçalves – Recursos Humanos
É graduada em Pedagogia, possui mestrado em Educação e especializações em Educação Especial e Educação Inclusiva, Educação Física Escolar e Educação no Campo. Atualmente, é doutoranda em Geografia. Com mais de 10 anos de experiência como professora, foi diretora a 1ª Escola Consolidada do Paraná e foi coordenadora do Centro Municipal de Atendimento Especializado de Três Córregos. É superintendente da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária (2024).
Paulo Stachowiak – Turismo
Graduado em Educação Física, é mestre em Turismo e Hotelaria e professor do curso superior de Turismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2002. Possui experiência na iniciativa privada na área de turismo e viagens, além acumular experiência na área de consultoria. Também é diretor de logística do grupo gestor do Operário Ferroviário Esporte Clube. Presidente do Conselho Municipal de Turismo Secretário Municipal de Turismo (2021-2024).
Rafael Gustavo Mansani – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano
Graduado em Engenharia Civil, possui especialização em Gestão Pública e Engenharia do Trabalho, e mestrado em Engenharia e Produção. Atua como engenheiro civil e perito judicial. Foi presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, conselheiro e vice-presidente no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa por dois mandatos. Foi inspetor chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e coordenador regional do Paranacidade, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná. Diretor executivo do Iplan (2024).
Tania Maria Sviercoski Pinto – Chefia de Gabinete
Graduada em Direito, é especialista em Processo Administrativo, Gerenciamento Policial e Planejamento Estratégico. Delegada de Polícia Civil, já atuou nas unidades de Seção Anti-Drogas, Furtos e Roubos e Homicídios, e nos últimos anos da carreira foi delegada adjunta da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa. Também atuou como professora de Direito Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente na UEPG. Secretária Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa (2021-2024).
Tatyana Denise Belo – Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa
Graduada em Assistência Social, é especialista em Gestão de Políticas Públicas e graduanda de Direito. Possui vasta experiência na área, com conhecimento em políticas públicas de assistência social, incluindo ações na gestão de serviços, projetos, programas e benefícios socioassistenciais da proteção social básica. Presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (2023-2024) e Secretária Municipal da Família e Desenvolvimento Social (2022-2024).
Tônia Mansani de Mira – Agência de Inovação
Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em gestão de Negócios, mestre em Gestão Pública e Políticas Públicas e especialista em Gestão de Ambientes de Inovação. Possui vasta experiência em atividades de consultoria, produção de conteúdos e treinamento nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Cidades Inteligentes e Políticas Públicas para Desenvolvimento local. Presidente da Agência de Inovação (2021- 2024).