Correio dos Campos

Nova sede do Cras Lindamir Torres foi inaugurada na Ferraria

Unidade passou a atender na Vila Torres em setembro e manteve nome em homenagem à professora que tanto fez pela região
7 de outubro de 2024 às 16:49
(Foto: Thatiana Bueno)

COM ASSESSORIAS – No dia 12 de setembro deste ano a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugurou a nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lindamir Torres.

Localizado na Rua Antonio Guaresi, 341, na Vila Torres (em frente ao condomínio Passaúna), a nova sede própria do CRAS da Ferraria foi reformada em um ano e seis meses e contou com um investimento de R$ 700.000,00, substituindo a sede anterior que era alugada e que iniciou suas atividades em 2006.

Nesse novo espaço, os munícipes poderão obter a segunda via de documentos, pedir isenção tarifária, requisitar benefícios como a carteira do idoso aos requerentes com 60 anos completo e o passe livre mediante avaliação do profissional da saúde.

Servindo como ponto de apoio à população, o CRAS Ferraria atende as seguintes comunidades da Ferraria: Bolinete, Caratuva, Colônia Rivier, Jardim Boa Vista, Jardim Bom Jesus, Jardim Keli Cristina, Jardim Santa Ângela, Jardim São Lucas, Medianeira, Rebouças, Timbotuva, Vila Conceição, Vila David Antônio, Vila Déa, Vila Dona Fina, Vila Gilcy, Vila São Luiz, Vila Santo Onofre, Vila Torres I e Vila Torres II.

“Partindo do princípio de que as unidades são referenciadas conforme determina o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), dentro do território de abrangência, a expectativa é atendermos em torno de 5 mil famílias, contribuindo para que tenham acesso às políticas públicas e setoriais de alcance social”, declarou a coordenadora do CRAS da Ferraria, Eunice Kaiser Ortiz.

Ainda segundo ela, os serviços mais procurados pela população são os benefícios sociais como Bolsa Família e auxílio-alimentação. Atualmente essa unidade conta com 3.700 famílias cadastradas, mas sua área de abrangência é para cerca de 5.000. Já o número de atendimentos, tendo como referência o mês de agosto, é de aproximadamente 2.200 – contando todos os serviços oferecidos pelo CRAS.

Neiva Ferreira Gaspar mora no centro da Ferraria e é frequentadora assídua da oficina das 8h às 11h30 que o local oferece aos idosos – há oficinas no CRAS Ferraria todas as terças e quintas-feiras, pela manhã e à tarde. Faz seis anos que Neiva conhece e usufrui dos serviços do CRAS e, antes da pandemia. Frequentava as aulas de dança. Agora já são três anos participando da oficina de jogos e estimulação cognitiva, e levando junto sua mãe e o esposo. “Nós moramos em uma chácara, então primeiro cuidamos dos animais e afazeres, depois chegamos para as atividades. Atrasamos, mas não faltamos. Gostei da nova estrutura, está bem melhor”, contou animada, lembrando ainda que fez amizades e que participa dos passeios que são promovidos com o grupo.

Jucélia Vicentino, neuropsicopedagoga que conduz a oficina, revela que o grupo não costuma faltar, apenas quando precisam cuidar de alguém ou ir ao médico, e que eles gostam das estimulações que servem como medidas preventivas contra depressão, estresse e demência. “O grupo formado no CRAS serve de convívio social que, por si só, já é uma estimulação. Mas aqui eles encontram amigos, desabafam, conversam e se distraem. Só de vir eles já ganham muito. E aqui na região eles gostam da manhã, é só aqui que tem grupo nesses horários, nos outros centros os grupos se encontram à tarde”, indica.

Além desse encontro para idosos com jogos de mesa, café e estimulação cognitiva, o CRAS Ferraria oferece a seguinte programação:

  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), organizado por equipe técnica, sendo duas educadoras sociais e uma assistente social;
  • Oficinas de jogos de mesa, estimulação cognitiva, aulas de Zumba e de Yoga, para pessoas idosas;
  • Oficinas de desenho, arte e outras atividades, para crianças e adolescentes.

Homenagem: O nome do CRAS Ferraria vem de um projeto de lei que visa reconhecer a importância da senhora Lindamir Torres para a região. Nascida em 1914, Dona Mirinha, como ficou conhecida, estudou na Escola Maria Clara, construída pelo seu pai, Campolin Alves de Almeida Torres, em um terreno da família. Após obter o diploma de magistério no Ginásio Paranaense, passou a lecionar na Escola Padre Natal Pigato, também localizada na Ferraria.

Dona Mirinha ainda atuou como professora em escolas de Curitiba e trabalhou no Colégio Sagrada Família, formando-se no curso de Filosofia, Ciências e Letras da PUC-PR, quando tinha 54 anos. Ela também ocupou cargos nos governos estaduais e federais, chegando a se tornar Delegada Seccional de Educação do Governo Federal. Após vários anos de dedicação às famílias carentes que chegavam à região da Ferraria, na década de 1990, Lindamir Torres doou três terrenos onde hoje está situada a Capela Sagrado Coração de Jesus. Ela faleceu em 13 de novembro de 2010, aos 96 anos.

Para participar das atividades do CRAS Ferraria, compareça à unidade ou entre em contato pelo telefone 3291-5074.

SERVIÇO:

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lindamir Torres

Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (não fecha para almoço)

Endereço: Rua Antonio Guaresi, 341, na Vila Torres (em frente ao condomínio Passaúna)

Telefone: 3291-5074